Mistério do leão de montanha deformado intriga biólogos

Leão de Montanha deformado

Um leão da montanha que foi morto por um caçador norte-americano está a deixar especialistas da vida selvagem e biólogos completamente confusos. Isto por causa de uma deformidade que não conseguem explicar.

Este animal tem um par de dentes totalmente formados no alto da cabeça, mesmo ao lado de uma orelha, além de bigodes como os que os felinos costumam ter em torno da boca.

CarnivoreScience / Twitter

Leão de Montanha deformado

O leão tinha um par de dentes e bigodes perto de uma orelha

O leão foi morto por um caçador na localidade de Preston, no Idaho, depois de ter atacado um cão numa propriedade norte-americana.

O proprietário do terreno perseguiu o animal até ao seu esconderijo nas montanhas e acabou por se deparar com um verdadeiro mistério biológico.

Membros do Departamento de Pesca e Caça do Idaho referem que os biólogos da região “nunca tinham visto nada assim”.

Ninguém sabe o que pode ter causado esta anomalia no leão de montanha, uma espécie comum no Idaho, mas há duas teorias que podem explicar este fenómeno.

Por um lado, os dentes na cabeça podem ser restos de um gémeo siamês que teria morrido no ventre da mãe e que foi depois absorvido pelo outro feto.

Por outro lado, pode tratar-se de um tumor teratoma ou um “tumor monstro”, como era conhecido na Antiga Grécia, que provoca o crescimento de dentes, cabelos e dedos.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A notícia é tipo “bombástica”. Os chamados “teratomas” ou um “tumores monstros”, que provocam o crescimento de dentes, cabelos e/ou dedos, quase que uma espécie de “células estaminais desviadas do seu objetivo”, são praticamente do conhecimento vulgar (não é preciso ir à na Antiga Grécia).

    Agora a PARTE realmente INTERESSANTE desta notícia: mesmo que o tradutor automático (da Google, por ex.) seja uma ferramenta de muita utilidade (ótima para fazer um draft de um documento que é necessário traduzir!), traduzir por ” Departamento de Pesca e Jogo do Idaho” o “Idaho Fish and Game” reflete a total IGNORÂNCIA do redator da notícia. Leiam o que publicam por favor! Ao menos uma vez!

  2. Atenção mais uma vez à tradução. Mountain Lion não deve ser traduzido literalmente. Apesar de não ser Biólogo ou Zoólogo, desconfio que essa nomenclatura em Português não seja correcta. Trata-se de um Puma. Ora verifiquem lá nos dicionários sff.

    • Caro Vasco,
      Efectivamente, é mais correcto referirmo-nos em português ao “mountain lion” como “puma” ou “pantera”.
      Apesar de haver várias referências online em sites PT_pt ao “Leão da Montanha”, são essencialmente fruto de traduções imprecisas, como a nosso.

RESPONDER

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …