Mistério das águas escuras nas Cataratas do Niágara desvendado

(dr) Rainbow Air Inc

A mancha negra apareceu nas Cataratas de Niagára durante sábado

Quando as águas das Cataratas do Niágara, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, apareceram escuras e a cheirar mal, no último sábado, os visitantes ficaram em alerta. O receio era de que se tratasse de um derrame de óleo. Entretanto, o mistério já foi resolvido.

A mancha escura e mal cheirosa foi causada por resíduos dos filtros de carvão que são utilizados para limpar a água. Esses resíduos foram despejados na água durante trabalhos de manutenção no sábado, segundo autoridades americanas.

A Niagara Falls Water Board, administradora do local, pediu desculpa pelo alarme causado entre moradores e turistas. Em comunicado, a administradora disse que a “água tingida” era resultado de “mudanças rotineiras, necessárias e de curto prazo feitas no processo de tratamento dos resíduos” na fábrica da NFWB perto da cidade americana de Buffalo.

“A água escurecida continha alguns sólidos acumulados e resíduos de carbono, dentro dos limites permitidos. Não houve nenhum tipo de óleo ou diluente orgânico”, justificou o comunicado. “O odor infeliz limitou-se ao cheiro normal de descarga de água de esgotos”.

(dr) Rainbow Air Inc

A mancha negra apareceu nas Cataratas de Niagára durante sábado

As autoridades dizem que a estação de tratamento tinha autorização para libertar os resíduos na água. Um dos primeiros a notar o escurecimento das águas foi Pat Proctor, vice presidente da Rainbow Air, que realiza visitas de helicóptero sobre as cataratas.

O vice presidente afirmou que os resíduos escuros continuaram nas águas por várias horas no sábado, até se dissiparem. “Só rezava para que não fosse um derrame de óleo“, disse Proctor à BBC. “A mancha espalhou-se por cerca de 800 metros, parecia muito ameaçadora e tinha um cheiro horrível.”

Em geral, descargas como não ocorrem durante as épocas altas no turismo, como no fim de semana passado, queixou-se o vice-presidente da Rainbow Air.

// BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Populações da Idade da Pedra Média ocuparam (repetidamente) a costa da África Ocidental

A ocupação das costas tropicais de África durante a Idade da Pedra é pouco conhecida. No entanto, estudos recentes na África oriental deram uma nova perspetiva, detalhando as mudanças comportamentais dinâmicas perto da costa do …

Novo apoio social de até 501 euros aprovado. Inclui sócios-gerentes, informais e estagiários

O Parlamento continua na maratona de votações no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade. Nesta quarta-feira, os parlamentares aprovaram o novo apoio social de até 501 euros, bem como …

Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães em tribunal

O empresário e ex-futebolista Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, numa ação interposta no Juízo de Execução de Guimarães, informa o portal Citius, do Ministério …

PSD junta-se a BE e PCP para travar transferências para Novo Banco (e as Finanças ficam "estupefactas")

No último dia de votações na especialidade, o PSD juntou-se à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como previsto no Orçamento …

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …