Mistério das águas escuras nas Cataratas do Niágara desvendado

(dr) Rainbow Air Inc

A mancha negra apareceu nas Cataratas de Niagára durante sábado

Quando as águas das Cataratas do Niágara, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, apareceram escuras e a cheirar mal, no último sábado, os visitantes ficaram em alerta. O receio era de que se tratasse de um derrame de óleo. Entretanto, o mistério já foi resolvido.

A mancha escura e mal cheirosa foi causada por resíduos dos filtros de carvão que são utilizados para limpar a água. Esses resíduos foram despejados na água durante trabalhos de manutenção no sábado, segundo autoridades americanas.

A Niagara Falls Water Board, administradora do local, pediu desculpa pelo alarme causado entre moradores e turistas. Em comunicado, a administradora disse que a “água tingida” era resultado de “mudanças rotineiras, necessárias e de curto prazo feitas no processo de tratamento dos resíduos” na fábrica da NFWB perto da cidade americana de Buffalo.

“A água escurecida continha alguns sólidos acumulados e resíduos de carbono, dentro dos limites permitidos. Não houve nenhum tipo de óleo ou diluente orgânico”, justificou o comunicado. “O odor infeliz limitou-se ao cheiro normal de descarga de água de esgotos”.

(dr) Rainbow Air Inc

A mancha negra apareceu nas Cataratas de Niagára durante sábado

As autoridades dizem que a estação de tratamento tinha autorização para libertar os resíduos na água. Um dos primeiros a notar o escurecimento das águas foi Pat Proctor, vice presidente da Rainbow Air, que realiza visitas de helicóptero sobre as cataratas.

O vice presidente afirmou que os resíduos escuros continuaram nas águas por várias horas no sábado, até se dissiparem. “Só rezava para que não fosse um derrame de óleo“, disse Proctor à BBC. “A mancha espalhou-se por cerca de 800 metros, parecia muito ameaçadora e tinha um cheiro horrível.”

Em geral, descargas como não ocorrem durante as épocas altas no turismo, como no fim de semana passado, queixou-se o vice-presidente da Rainbow Air.

// BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.