Desvendado o mistério dos crânios alongados encontrados na Baviera

Krishna R. Veeramah et all

Crânios Alongados da Baviera, Alemanha

Uma equipa de investigadores internacionais descobriu a origem dos misteriosos crânios alongados encontrados na Baviera, na Alemanha. Depois de análises de ADN aos restos humanos enterrados há mais de 1500 anos, concluíram que as mulheres com deformações cranianas eram imigrantes.

Este grupo internacional de cientistas debruçou-se sobre os vestígios de 36 homens e mulheres que foram enterrados em 41 cemitérios da Baviera, mais ou menos por volta do ano 500. Destes, 14 dos esqueletos apresentavam sinais de deformidade no crânio, nomeadamente uma compleição mais alongada do que o habitual.

A análise aos genomas desses restos mortais revelou que os homens tinham muitas semelhanças com os europeus modernos, enquanto as mulheres apresentavam uma grande diversidade genética, escrevem os cientistas no artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os dados apurados indicam que a maioria dos homens tinha “uma ascendência que se assemelha muito com os modernos europeus do norte e centro” do Velho Continente, enquanto as mulheres revelam “uma heterogeneidade genética muito alta”, referem os autores do estudo.

A conclusão dos investigadores é que “a mais provável origem da maioria destas mulheres era o sudeste da Europa“, até porque também apresentavam “características visíveis” muito diferentes umas das outras.

As deformações no crânio serão um sinal da sua proveniência da Europa de Leste, revelando a herança cultural herdada dos Hunos, povo proveniente da Ásia que invadiu o Velho Continente.

A prática de alongamento do crânio, aplicada sobretudo nas mulheres, por se acreditar que ficavam mais bonitas e que revelava um estatuto social superior, foi implementada entre os povos que viviam na zona da actual Roménia, por volta do século II.

Entre os séculos IV a VII, a Europa viveu um período de grandes migrações, fruto da fuga às invasões dos Hunos, mas também devido a vagas de frio e à escassez de alimentos em certas regiões.

A investigação levada a cabo em torno dos vestígios humanos da Baviera reflecte esses “processos demográficos complexos durante o primeiro período medieval”, sustentam os autores do estudo. Essas migrações podem, assim, ter contribuído, “de forma inesperada”, para “moldar o panorama genético europeu moderno“, concluem.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. AH e tal , crânios deformados por alongamento desde crianças, mas o que ainda não nos conseguiram explicar é maior volume do cérebro, porque um cérebro humano não aumenta em volume para preencher um crânio alongado artificialmente. (ver os crânios de Paracas comparados com o das tribos que ainda têm essa prática).
    Agora perguntemo-nos: porque razão essas tribos alongavam os crânios? Sim, porque alongamento artificial existe, sim.Investiguem e terão a resposta. É muito simples, eles gostam sempre de imitar alguém 🙂

  2. Os craneos foram enterrados há cerca de 500 anos ou no ano 500? Não entendo a notícia, parece às vezes que não lêem o que escrevem.

    • Por volta do ano 500 não é a mesma coisa que há volta de 500 anos. Está bem explícito. Foram enterrados por volta do ano 500DC

      • Pois, Senhor Martins, no inicio, ou seja no cabeçalho, a negrito, da notícia, diz que foram enterrados há 500 anos e no desenvolvimento diz no ano 500. Não lhe parece coincidir, ou parece? É só uma diferença de cerca de mil anos….

        • Tem razão, Hugo Henriques. Não prestei a devida atenção ao cabeçalho em negrito. As minhas desculpas. Há, de facto, uma falha no enunciado. Mas julgo que o ZAP não responde ás questões aqui colocadas, infelizmente. Obrigado pela correção.

  3. Ainda não chega de notícias deformadas e deformantes de conhecimento???!!
    Basta pesquisarmos a “Arqueologia Proibida” para ficarmos a saber a verdade sobre a forma NATURAL desses crânios.
    Assinado: Maria da Maia

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …