/

Mistério de assassinato da Idade do Ferro vem à tona 2 mil anos depois

2

HS2

O homem adulto terá sido assassinado ou executado e enterrado de barriga virada para o chão e com as mãos atadas atrás das costas, conclui a equipa de arqueólogos.

No Reino Unido, os trabalhos preparatórios para um projeto ferroviário de alta velocidade levaram à descoberta de alguns achados arqueológicos, entre os quais um esqueleto com 2 mil anos, que se acredita ter sido vítima de um homicídio. Algumas das descobertas têm cerca de 4 mil anos de idade.

Uma das novidades mais curiosas é o esqueleto encontrado que traz à tona o mistério de um possível assassinato que remete à Idade do Ferro.

Os arqueólogos sabem que se trata de um cadáver de um homem adulto, que foi encontrado enterrado numa cova, de barriga virada para o chão e de mãos atadas atrás das costas, escreve o Gizmodo. As evidências sugerem que o homem foi assassinado ou executado.

“A morte do homem de Wellwick permanece um mistério para nós, mas não há muitas maneiras de você acabar no fundo de uma vala, de bruços, com as mãos atadas”, disse a líder da investigação arqueológica, Rachel Wood, num comunicado de imprensa.

Para além do esqueleto foram ainda encontradas evidências de ocupação humana em Wellwick, localizada 64 quilómetros a noroeste de Londres. O local foi habitado pelos primeiros bretões durante as idades de Bronze e Ferro.

Os investigadores realçam que, durante a ocupação romana, as pessoas mudaram-se para Wendover, embora continuassem a enterrar pessoas em Wellwick. Tanto que, entre as descobertas arqueológicas, foi encontrado um indivíduo de alto status social, evidenciado pelo caixão com revestimento interno em chumbo.

Foi ainda encontrado um monumento de madeira com 65 metros de diâmetro e uma disposição semelhante ao Stonehenge. Isto sugere que a área era também utilizada para fins cerimoniais.

“Nós já sabíamos que Buckinghamshire é rica em arqueologia, mas descobrir um local que demonstra atividade humana com 4 mil anos foi uma surpresa para nós”, disse Wood. “A grande estrutura cerimonial de madeira, o enterro em chumbo e o mistério do esqueleto em Wellwick ajudam a dar vida ao facto de que as pessoas viviam, trabalhavam e morriam nessa área muito antes de aparecermos”.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.