Mistério de assassinato da Idade do Ferro vem à tona 2 mil anos depois

HS2

O homem adulto terá sido assassinado ou executado e enterrado de barriga virada para o chão e com as mãos atadas atrás das costas, conclui a equipa de arqueólogos.

No Reino Unido, os trabalhos preparatórios para um projeto ferroviário de alta velocidade levaram à descoberta de alguns achados arqueológicos, entre os quais um esqueleto com 2 mil anos, que se acredita ter sido vítima de um homicídio. Algumas das descobertas têm cerca de 4 mil anos de idade.

Uma das novidades mais curiosas é o esqueleto encontrado que traz à tona o mistério de um possível assassinato que remete à Idade do Ferro.

Os arqueólogos sabem que se trata de um cadáver de um homem adulto, que foi encontrado enterrado numa cova, de barriga virada para o chão e de mãos atadas atrás das costas, escreve o Gizmodo. As evidências sugerem que o homem foi assassinado ou executado.

“A morte do homem de Wellwick permanece um mistério para nós, mas não há muitas maneiras de você acabar no fundo de uma vala, de bruços, com as mãos atadas”, disse a líder da investigação arqueológica, Rachel Wood, num comunicado de imprensa.

Para além do esqueleto foram ainda encontradas evidências de ocupação humana em Wellwick, localizada 64 quilómetros a noroeste de Londres. O local foi habitado pelos primeiros bretões durante as idades de Bronze e Ferro.

Os investigadores realçam que, durante a ocupação romana, as pessoas mudaram-se para Wendover, embora continuassem a enterrar pessoas em Wellwick. Tanto que, entre as descobertas arqueológicas, foi encontrado um indivíduo de alto status social, evidenciado pelo caixão com revestimento interno em chumbo.

Foi ainda encontrado um monumento de madeira com 65 metros de diâmetro e uma disposição semelhante ao Stonehenge. Isto sugere que a área era também utilizada para fins cerimoniais.

“Nós já sabíamos que Buckinghamshire é rica em arqueologia, mas descobrir um local que demonstra atividade humana com 4 mil anos foi uma surpresa para nós”, disse Wood. “A grande estrutura cerimonial de madeira, o enterro em chumbo e o mistério do esqueleto em Wellwick ajudam a dar vida ao facto de que as pessoas viviam, trabalhavam e morriam nessa área muito antes de aparecermos”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …