/

Missão japonesa para a recolha de lixo espacial fracassou

(dr) JAXA

Módulo japonês Kounotori 6

Módulo japonês Kounotori 6

Uma missão experimental para recolher lixo espacial falhou, informaram nesta segunda-feira cientistas da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

A nave Kounotori 6, que foi lançada ao espaço em dezembro de 2016, levou quase seis toneladas de carga à Estação Espacial Internacional e um cabo eletrodinâmico de 700 metros de comprimento.

Esta segunda-feira, a nave deveria ter libertado esse cabo, de modo a atrair o lixo espacial através de corrente elétrica para uma órbita mais baixa, fazendo com que os detritos queimassem na atmosfera terrestre.

No entanto, surgiram problemas que não puderam ser solucionados e a nave que transportava o cabo entrou na atmosfera terrestre sem remover qualquer lixo espacial.

“Acreditamos que o cabo não foi libertado. É certamente dececionante termos terminado a missão sem completar um dos principais objetivos”, afirmou o investigador Koichi Inoue, citado pelo jornal The Guardian.

Segundo os especialistas, existem mais de 100 milhões de objetos a orbitar em torno do planeta Terra, incluindo peças de antigos satélites e pedaços de foguetes, que podem prejudicar missões futuras.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.