Foguete japonês leva suprimentos à Estação Espacial Internacional

(dr) JAXA

Módulo japonês Kounotori 6

Módulo japonês Kounotori 6

Parece que a tripulação da Estação Espacial Internacional afinal não vai ter que se preocupar com os banquetes de fim de ano.

O módulo japonês Kounotori 6 acaba de ser enviado à Estação Espacial Internacional, EEI, com 4,5 toneladas de alimentos, água potável, peças de reposição e hardware experimental, acoplado ao foguete lançador H-IIB.

O lançamento ocorreu na base do Tanegashima Space Center, no sudeste do Japão.

Há pouco mais de uma semana, a nova nave espacial russa Progress MS-04, que levaria todos os suprimentos necessários aos astronautas, entrou em combustão e explodiu na atmosfera poucos minutos após o lançamento.

Ainda não se sabe o que causou sua desintegração, mas parece ter sido algo relacionado ao terceiro estágio do foguete Soyuz.

A nave russa transportava 2,6 toneladas de comida, combustível e outros mantimentos para os tripulantes da Expedição 50 da EEI, composta pelo francês Thomas Pesquet, os norte-americanos Peggy Whitson e Shane Kimbroughet, e os russos Oleg Novitski, Serguei Ryjikov e Andrei Borissenko.

O foguete japonês leva agora à EEI alimentos e componentes para substituir os que se perderam com a Progress MS-04, mas a tripulação da Estação Espacial nunca esteve na realidade em perigo imediato de vida por falta de alimentos ou água.

Mas além dos alimentos, a carga do Kounotori 6 conta com componentes muito importantes para manutenção da Estação, como seis baterias de lítio e de placas adaptadoras para os painéis solares.

Os astronautas da Expedição 50, aliás, vão precisar de fazer várias rondas pelo espaço, a partir de janeiro, para trocar as baterias.

O Kounotori 6 vai chegar à Estação no dia 13 de dezembro, e, como sempre, será acoplado pelo braço robótico Canadarm2.

Resta agora esperar que o foguete japonês chegue ao seu destino – ou os astronautas da EEI poderão mesmo ter que começar a apertar o cinto…

ZAP / Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …