Nave espacial russa Progress explodiu na atmosfera

Jeff Williams / NASA

A nave russa Progress MS-02 a aproximar-se da Estação Espacial Internacional

A nave russa Progress MS-02 a aproximar-se da Estação Espacial Internacional

A agência espacial russa Roscosmos confirmou que a nave espacial Progress MS-04, que ia abastecer a Estação Espacial Internacional, explodiu na atmosfera pouco depois do seu lançamento, nesta quinta-feira.

A Progress foi lançada a partir de Baikonur, no Cazaquistão e após 6 minutos e 22 segundos deixou de enviar dados via telemetria. As estações confirmaram que o veículo não entrou na órbita calculada.

“A perda da nave Progress ocorreu a uma altitude de 190 quilómetros acima da área montanhosa deserta em Tuva, e a maioria dos fragmentos explodiu na atmosfera“, disse a Roscosmos.

A nave perdida, que em princípio estará destruída, levava 2.6 toneladas de comida, combustível e outros mantimentos para os tripulantes da Expedição 50 da EEI, composta pelo francês Thomas Pesquet, os norte-americanos Peggy Whitson e Shane Kimbroughet, bem como os russos Oleg Novitski, Serguei Ryjikov e Andrei Borissenko.

“Este acidente não afetará as operações rotineiras a bordo da Estação Espacial Internacional e não ameaçará a vida da tripulação da estação“, diz o comunicado.

Thomas Pesquet, membro da tripulação da Agência Espacial Europeia, ofereceu garantias do bem estar da tripulação através de uma publicação no Twitter.

“O voo espacial é algo difícil, lamento ouvir as notícias @roscomos. Estamos bem e tudo irá funcionar direito até que a próxima nave de abastecimento chegue”.

Anteriormente, em entrevista à RIA Novosti, um funcionário da Roscosmos disse que o veículo teria ficado descontrolado após a perda da telemetria, a bordo de um foguete Soyuz-U.

Este é o segundo lançamento fracassado de uma nave de carga Progress em menos de dois anos. Em abril de 2015, uma nave Progress desintegrou-se no ar após o lançamento – uma falha que a Rússia atribuiu a um problema no foguete Soyuz.

Deverá ser lançada outra nave no próximo dia 9 de dezembro, para reabastecer a Estação Espacial Internacional.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a nossa história

https://vimeo.com/349508365 Muitas pessoas olham para a tecnologia como a ameaça que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a nossa cultura, linguagem e história. O projeto "AI for Good", …

Uber cobrou 100 vezes mais a passageiros nos Estados Unidos

Vários passageiros da Uber nos Estados Unidos denunciaram que a empresa lhes cobrou 100 vezes mais do que o preço inicialmente apresentado na aplicação, noticia a BBC. A Uber já reagiu, dizendo que o problema …

Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, …

Filho de Júlio Iglesias e portuguesa querem a sua parte da herança, que pode chegar aos 30 milhões

Agora que foi reconhecido, pelo tribunal, como filho de Júlio Iglesias, Javier Sánchez quer ter direito à sua parte da herança - 30 milhões de euros - e a uma indemnização por danos morais. Segundo divulgou …

Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica. A tradição manda: na terceira semana …

Ciborgues vão dominar a Terra até ao final do século XXI, diz cientista

A ideia de que as máquinas com inteligência artificial irão coexistir, dominar ou até mesmo destruir a humanidade tem ganho destaque na ficção científica. Esta ideia está presente e tem ganho grande popularidade como, por exemplo, …

Concorrência acusa associações de anunciantes e de agências de publicidade de violarem regras de mercado

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) "de limitarem o normal funcionamento do mercado ao estipularem uma regra …

Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta …

KLM citou estudo sobre lugares onde é mais provável sobreviver

Citando um estudo da Time, a companhia aérea KLM escreveu que "a taxa de mortalidade para os assentos no meio do avião é maior" e foi muito criticada. Após a polémica recente em que a tripulação …

Elefantes são os nossos aliados na luta contra as alterações climáticas

Os elefantes-da-floresta desempenham um papel importantíssimo na luta contra as alterações climáticas, nomeadamente no armazenamento de carbono. No entanto, a espécie está em vias de extinção. Isto de acordo com um novo estudo publicado esta segunda-feira …