Nave espacial russa Progress explodiu na atmosfera

Jeff Williams / NASA

A nave russa Progress MS-02 a aproximar-se da Estação Espacial Internacional

A nave russa Progress MS-02 a aproximar-se da Estação Espacial Internacional

A agência espacial russa Roscosmos confirmou que a nave espacial Progress MS-04, que ia abastecer a Estação Espacial Internacional, explodiu na atmosfera pouco depois do seu lançamento, nesta quinta-feira.

A Progress foi lançada a partir de Baikonur, no Cazaquistão e após 6 minutos e 22 segundos deixou de enviar dados via telemetria. As estações confirmaram que o veículo não entrou na órbita calculada.

“A perda da nave Progress ocorreu a uma altitude de 190 quilómetros acima da área montanhosa deserta em Tuva, e a maioria dos fragmentos explodiu na atmosfera“, disse a Roscosmos.

A nave perdida, que em princípio estará destruída, levava 2.6 toneladas de comida, combustível e outros mantimentos para os tripulantes da Expedição 50 da EEI, composta pelo francês Thomas Pesquet, os norte-americanos Peggy Whitson e Shane Kimbroughet, bem como os russos Oleg Novitski, Serguei Ryjikov e Andrei Borissenko.

“Este acidente não afetará as operações rotineiras a bordo da Estação Espacial Internacional e não ameaçará a vida da tripulação da estação“, diz o comunicado.

Thomas Pesquet, membro da tripulação da Agência Espacial Europeia, ofereceu garantias do bem estar da tripulação através de uma publicação no Twitter.

“O voo espacial é algo difícil, lamento ouvir as notícias @roscomos. Estamos bem e tudo irá funcionar direito até que a próxima nave de abastecimento chegue”.

Anteriormente, em entrevista à RIA Novosti, um funcionário da Roscosmos disse que o veículo teria ficado descontrolado após a perda da telemetria, a bordo de um foguete Soyuz-U.

Este é o segundo lançamento fracassado de uma nave de carga Progress em menos de dois anos. Em abril de 2015, uma nave Progress desintegrou-se no ar após o lançamento – uma falha que a Rússia atribuiu a um problema no foguete Soyuz.

Deverá ser lançada outra nave no próximo dia 9 de dezembro, para reabastecer a Estação Espacial Internacional.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Síria. Crianças morrem ao frio após ofensivas do regime de Bashar Al-Assad

A intensificação da ofensiva das forças governamentais em Aleppo e em Idlib, na Síria, levaram a que milhares de famílias tivessem que se deslocar para o noroeste do país, na fronteira com a Turquia. Nas …

Rolando é reforço do Sporting de Braga

Sem clube desde que deixou o Marselha no verão, Rolando é o novo reforço do Sporting de Braga. O defesa de 34 anos deverá ser apresentado pelo clube minhoto ainda hoje. Dado ao facto de estar …

Quinta do Lazareto rende 13 milhões à Sonangol

A alienação da Quinta do Lazareto, um dos ativos imobiliários que a Sonangol pôs à venda em Portugal, rendeu à petrolífera angolana 13 milhões de euros, 45% acima da expetativa inicial, segundo uma administradora da …

Professores exigem negociações sobre progressão da carreira e ameaçam avançar para tribunal

Cerca de 50 professores concentraram-se esta quinta-feira em Bragança, onde decorre o primeiro Conselho de Ministros descentralizado, para exigir a abertura das negociações com a tutela, avisando que, se o Governo não o fizer, a …

Governo dá mais dias de férias a funcionários que se mudem para o interior

O Governo aprova esta quinta-feira em Conselho de Ministros um regime de incentivos para os funcionários da Administração Pública que decidam ir trabalhar para o interior, com ajudas de custo ou compensações financeiras e mais …

Autarquias têm mais um ano para preparar descentralização

O Governo decidiu dar mais tempo às autarquias para estas se prepararem para a descentralização. O prazo passa para o primeiro trimestre de 2022. Segundo avançou o Jornal de Notícias, citado pelo ECO, após críticas aos …

Sá Fernandes ponderou sair do Livre (e apoia eventual candidatura de Ana Gomes a Belém)

Na sua primeira grande entrevista após o caso Joacine, Ricardo Sá Fernandes, dirigente do Livre, revelou ao Observador que ponderou sair do partido e admitiu apoiar uma possível candidatura da ex-eurodeputada socialista Ana Gomes às …

Medina diz desconhecer caso do alegado falso engenheiro

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse esta quarta-feira que não ter informação sobre o alegado falso engenheiro da empresa Tanagra, com quem a autarquia celebrou vários contratos para obras públicas. A TVI noticiou …

Parlamento debate fim das comissões bancárias no MB Way e nas prestações da casa

O Parlamento debate esta quinta-feira projetos do BE, do PCP, do PS, do PAN e do PSD sobre limitação e proibição de comissões bancárias, tendo os bloquistas, que agendaram esta discussão, expectativa de que os …

Castração química. Bloco de Esquerda é contra veto a projeto de lei do Chega (e explica porquê)

A Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias considerou que o projeto de lei do Chega "não preenche os requisitos do ponto de vista constitucional". O Bloco de Esquerda votou contra e explicou …