Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan “Stop Asian Hate”

Rodrigo Varela / Getty Images / AFP

Stop Asian Hate

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate (“parem com o ódio contra os asiáticos”).

Bernadette Belle Ong aproveitou o momento do desfile para destacar o aumento dramático dos ataques e crimes de ódio contra as comunidades ásio-americanas no ano passado.

A representar a Singapura, a concorrente percorreu a passarela com uma roupa vermelha e branca, as cores da bandeira do país. No entanto, segundo a Vice, foi quando Bernadette Belle Ong se virou de costas que o público a aplaudiu: na parte de trás, lia-se o slogan Stop Asian Hate (“parem com o ódio contra os asiáticos”).

O Miss Universo é um dos concursos de beleza mais antigos do mundo e é visto por cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano, a 69.ª edição aconteceu em Hollywood, na Flórida, depois de ter sido adiada por causa da pandemia de covid-19.

Participaram, ao todo, 74 candidatos de países de todo o mundo.

Stop Asian Hate tornou-se um mote de guerra após inúmeros relatos, vídeos virais e pesquisas que mostram um aumento na violência contra as comunidades ásio-americanas e das ilhas do Pacífico (AAPI) nos Estados Unidos desde o início da pandemia.

Os críticos dizem que grande parte da culpa pertence ao antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter usado uma retórica inflamada sobre a covid-19 ao apelidá-la de “vírus chinês”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …