/

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan “Stop Asian Hate”

Rodrigo Varela / Getty Images / AFP

Stop Asian Hate

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate (“parem com o ódio contra os asiáticos”).

Bernadette Belle Ong aproveitou o momento do desfile para destacar o aumento dramático dos ataques e crimes de ódio contra as comunidades ásio-americanas no ano passado.

A representar a Singapura, a concorrente percorreu a passarela com uma roupa vermelha e branca, as cores da bandeira do país. No entanto, segundo a Vice, foi quando Bernadette Belle Ong se virou de costas que o público a aplaudiu: na parte de trás, lia-se o slogan Stop Asian Hate (“parem com o ódio contra os asiáticos”).

O Miss Universo é um dos concursos de beleza mais antigos do mundo e é visto por cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano, a 69.ª edição aconteceu em Hollywood, na Flórida, depois de ter sido adiada por causa da pandemia de covid-19.

Participaram, ao todo, 74 candidatos de países de todo o mundo.

Stop Asian Hate tornou-se um mote de guerra após inúmeros relatos, vídeos virais e pesquisas que mostram um aumento na violência contra as comunidades ásio-americanas e das ilhas do Pacífico (AAPI) nos Estados Unidos desde o início da pandemia.

Os críticos dizem que grande parte da culpa pertence ao antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter usado uma retórica inflamada sobre a covid-19 ao apelidá-la de “vírus chinês”.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.