Mirandês for Kids ensina língua mirandesa através do You Tube

 

Um professor está a recorrer ao You Tube para promover a língua mirandesa junto dos alunos mais novos, através da inclusão de vídeos didáticos interpretados e coreografados pelo personagem Eimilho Pica.

Mirandês for Kids” é o projeto de Emílio Martins, professor de língua mirandesa no Agrupamento de Escola de Miranda do Douro que se transforma em Eimilho Pica para ensinar aos seus alunos os primeiros passos na segunda língua oficial em Portugal.

“O mirandês, para ser ensinado aos mais novos, tem de recorrer a uma vertente lúdica através de humor, do teatro ou da música. Se eu pedir aos meus alunos para decorar uma frase em mirandês, tenho de recorrer a uma música ou a uma lengalenga. Torna-se mais fácil a aprendizagem”, explica Emílio Martins.

Musicando ou encenando uma frase em mirandês, os alunos depressa a assimilam, com se tem verificado no Jardim de Infância de Sendim (Miranda do Douro), e depressa se apercebem que Emilho Pica é já um “sucesso”.

“As redes sociais são um bom instrumento para divulgar seja o que for. Dou o exemplo da indústria da música, onde plataformas como o You Tube acabaram por dar um forte abanão ao mercado discográfico porque as pessoas recorrem a esta rede para ouvir os seus temas preferidos”, exemplifica.

Emílio Martins tem já experiência na difusão da música cantada em língua mirandesa, visto ter sido o mentor da primeira Rock Agrícola Band, designada por Pica Tomilho, que, através de influência de diversos músicos nacionais e internacionais, quis divulgar o mirandês de uma foram diferente.

“Eu sou um homem que vivi os anos 80, mas também tenho a noção de que nos temos de adaptar às novas tecnologias para fazer coisas simples em prol da vivência mirandesa, para assim a espalharmos por todos os cantos do mundo”, enfatiza o professor/humorista.

Na rede social You Tube foram já descarregados 17 vídeos humorísticos, todos da autoria de Emílio Martins, que de uma forma simples visam transmitir a sua mensagem aos futuros alunos de língua mirandesa com mais de 2.000 visualizações cada.

Orquídea Xavier, educadora no Jardim de Infância de Sendim, refere que esta forma ensino ajuda muito à motivação dos miúdos para o mirandês.

A ideia do professor passa por colocar todas semanas um novo vídeo com uma nova historia, uma nova cantiga ou uma nova rábula, tudo falado num mirandês simples e fluente que obedece as regras da convenção ortográfica de língua mirandesa.

O ensino do mirandês, como opção, nas escolas do concelho de Miranda do Douro, é ministrado desde o ano letivo 1986/87, por autorização do ministério da Educação.

Em 2008, foi estabelecida uma convenção ortográfica, patrocinada pela Câmara de Miranda do Douro e levada a cabo por um grupo de linguistas, com vista estabelecer regras claras para escrever, ler e ensinar o mirandês, bem para como estabelecer uma escrita o mais unitária possível e consagrar o mirandês como a segunda língua oficial em Portugal.

 

/Lusa

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …