Ministro da Justiça norueguês demite-se depois de a mulher ser suspeita de o atacar

O ministro da Justiça norueguês, Tor Mikkel Wara, demitiu-se após os serviços secretos terem consolidado as acusações contra a sua mulher, suspeita da autoria de ataques contra ele e de procurar fazer crer que eram atentados.

“Há alguém que precisa de mim mais do que o Governo… a minha família”, realçou Mikkel Wara, em conferência de imprensa. O ministro acrescentou que a decisão foi exclusivamente sua e que foram dias “duros” para a sua família.

Recentemente, Mikkel Wara, vítima de vários incidentes nos últimos meses sob a forma de provocações e ameaças, tinha anunciado a suspensão por tempo indeterminado das suas funções, enquanto decorria o inquérito em que a companheira é suspeita de ter ateado fogo ao seu carro.

De acordo com o Serviço de Segurança da Polícia da Noruega (PST), Laila Bertheussen, a companheira de Mikkel Wara, foi detida para interrogatório em oito crimes que visam o ministro da Justiça, desde dezembro.

O incêndio ao carro, uma carta anónima em tom ameaçador dirigida a Wara, um contentor do lixo em chamas no exterior da casa de Wara e uma fachada vandalizada onde Bertheussen pintou a palavra “racista” e uma suástica são alguns dos ataques que o PST indicou. “Trata-se de um caso muito sério que preferia ter evitado”, salientou a primeira-ministra, Erna Solberg que se mostrou “triste” e agradeceu ao ministro pelo seu trabalho.

Segundo a agência de notícias Efe, o ministro dos Transportes, Jon Georg Dale, desempenhará, provisoriamente, as funções de Wara. Tor Mikkel Wara, que integra o xenófobo Partido do Progresso, assumiu o cargo há um ano para substituir Sylvi Listhaug, que se tinha demitido devido a um polémico ataque nas redes sociais ao Partido Trabalhista da oposição.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …