Ministro das Finanças francês diz que Varoufakis pôs a Grécia à beira do abismo

Parti socialiste / Flickr

O ministro das Finanças da França, Michel Sapin

O ministro das Finanças da França, Michel Sapin

O ministro das Finanças francês, Michel Sapin, acusou hoje o seu ex homólogo grego Yanis Varoufakis de ter levado a Grécia “à beira do abismo”.

Michel Sapin respondia às críticas que lhe tinham sido dirigidas pelo anterior ministro das Finanças grego de que se curvara sistematicamente à vontade alemã no seio do Eurogrupo.

“Varoufakis levou o seu país à beira do abismo”, afirmou Sapin, numa entrevista à emissora de rádio RTL, após indicar que ele não é dos que faculta detalhes das negociações entre ministros.

“Felizmente, a França estava ali para que a Grécia continuasse na zona euro, que era a única boa solução para a Grécia e para o resto da zona euro”, realçou.

Varoufakis esteve, no passado fim de semana, em França para participar num encontro político de figuras da ala do Partido Socialista a que pertence Sapin, a convite do organizador do evento, o antigo ministro da Economia francês Arnaud Montebourg.

Durante a ocasião, queixou-se publicamente do papel de Paris na negociação do terceiro resgate. Em concreto, referiu que nas conversações bilaterais com os ministros das Finanças e da Economia franceses, respetivamente, Michel Sapin e Emmanuel Macron, as opiniões eram coincidentes “em quase tudo”, mas que esse acordo “evaporava-se” em sede do Eurogrupo.

“Admiro muito a França, mas fui testemunha da sua impotência”, disse Varoufakis, antes de colocar a tónica na “fratura entre o que [Paris] dizia e o que fazia”.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esta escumalha (“lideres” europeus da treta); não tem mesmo vergonha nenhuma!…
    Levam os países (e a Europa) para o “abismo” e depois ainda tem lata de tentar deitar as culpas para o Varoufakis (que esteve lá apenas 5 meses a tentar lutar contra o sistema que nos colocou nesta situação)!!
    A França tem feito uma triste figura e o Varoufakis tem toda a razão quando disse que a França tem sido completamente impotente em fazer alguma coisa de útil quer por eles, quer pela Europa!
    Tendo em conta a qualidade de seu trabalho, esse anormal, que “supostamente” é ministro da finanças de França, estava tão bem caladinho!..

    • …A Grécia! Então não foi a França que esteve ao lado de Varoufakis que agora diz… O ‘txt’ tem tem destas coisas… Convenhamos que nem com holofotes heli-transportados a projectar de cima… A escrita, as frases passam a números de coreografias da realidade particular… Só se pode mudar o que se é capaz de reconhecer.

  2. Se não fosse muito triste até dava vontade de rir. É mesmo a “escumalha” dos líderes europeus (“da treta”) é que levam os países (e a Europa) para o “abismo”. Não são os países que se endividam de forma irresponsável e insustentável. Não são os governantes desses países que procuram iludir a população com políticas insustentáveis. Não são os governantes desses países que para sobreviver têm que criar os tachos para os amigos especiais. Num país em que ~70% dos deputados são Maçons, está tudo dito. É tudo “fraterno”. No dia em que as grades funcionarem de verdade para quem se aproveita do erário público, pode ser que isto funcione. Que Évora seja um bom exemplo para todos os que vierem democraticamente, seja de que quadrante for. Mas claro, a culpa é da “escumalha” dos outros governantes europeus. É sempre dos outros, não dos que seguem políticas irresponsáveis à espera que alguém pague a factura, até porque como dizia o outro, as dividas não se pagam, gerem-se. Até dá vontade de rir

    • “Não são os países que se endividam…” Pois não! Falidos mas… TGV, novas pontes, aeroporto de Beja – construído e sem utilização – parque escolar, 4 novas barragens depois das eólicas, túneis, PPPês a risco ‘0’ rendimento garantido, autoestradas em duplicado…
      Caro PM aponto a ambiguidade de paralelos com que mete no mesmo saco a democracia.

      • Caro VIÉS, estava a ser irónico … fala exactamente do que eu abomino na política … um dos paladinos dessa metodologia já está a passar umas férias em Évora, mesmo que preventivamente. Que isto sirva de lição a novos governantes democraticamente eleitos.

RESPONDER

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …

Aos 60 anos, vice-presidente do Suriname participou em jogo internacional (e distribuiu dinheiro no balneário)

Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário. Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é …

Rui Costa é candidato à presidência do Benfica num "dos momentos mais desafiantes da história" do clube

Rui Costa vai candidatar-se à presidência do Benfica nas eleições para o quadriénio 2021-2025, marcadas para 9 de outubro, anunciou esta terça-feira o ex-futebolista internacional português, que assumiu a liderança do clube lisboeta após a …

Pirâmide Maia foi construída em resposta a uma erupção vulcânica

Uma equipa de arqueólogos que estava a fazer escavações perto da enorme pirâmide Maia no Vale Zapotitán, em El Salvador, descobriu algo impressionante. Os investigadores descobriram que a pirâmide Maia de San Andrés começou a ser …

Inédito: competição vai juntar todas as equipas de dois campeonatos

Já a pensar no Mundial 2026, a Leagues Cup vai ser realizada todos os anos, com os clubes da Major League Soccer e da Liga MX. Será um "capítulo monumental para o futebol norte-americano", seguindo palavras …