Ministro das Finanças francês diz que Varoufakis pôs a Grécia à beira do abismo

Parti socialiste / Flickr

O ministro das Finanças da França, Michel Sapin

O ministro das Finanças da França, Michel Sapin

O ministro das Finanças francês, Michel Sapin, acusou hoje o seu ex homólogo grego Yanis Varoufakis de ter levado a Grécia “à beira do abismo”.

Michel Sapin respondia às críticas que lhe tinham sido dirigidas pelo anterior ministro das Finanças grego de que se curvara sistematicamente à vontade alemã no seio do Eurogrupo.

“Varoufakis levou o seu país à beira do abismo”, afirmou Sapin, numa entrevista à emissora de rádio RTL, após indicar que ele não é dos que faculta detalhes das negociações entre ministros.

“Felizmente, a França estava ali para que a Grécia continuasse na zona euro, que era a única boa solução para a Grécia e para o resto da zona euro”, realçou.

Varoufakis esteve, no passado fim de semana, em França para participar num encontro político de figuras da ala do Partido Socialista a que pertence Sapin, a convite do organizador do evento, o antigo ministro da Economia francês Arnaud Montebourg.

Durante a ocasião, queixou-se publicamente do papel de Paris na negociação do terceiro resgate. Em concreto, referiu que nas conversações bilaterais com os ministros das Finanças e da Economia franceses, respetivamente, Michel Sapin e Emmanuel Macron, as opiniões eram coincidentes “em quase tudo”, mas que esse acordo “evaporava-se” em sede do Eurogrupo.

“Admiro muito a França, mas fui testemunha da sua impotência”, disse Varoufakis, antes de colocar a tónica na “fratura entre o que [Paris] dizia e o que fazia”.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esta escumalha (“lideres” europeus da treta); não tem mesmo vergonha nenhuma!…
    Levam os países (e a Europa) para o “abismo” e depois ainda tem lata de tentar deitar as culpas para o Varoufakis (que esteve lá apenas 5 meses a tentar lutar contra o sistema que nos colocou nesta situação)!!
    A França tem feito uma triste figura e o Varoufakis tem toda a razão quando disse que a França tem sido completamente impotente em fazer alguma coisa de útil quer por eles, quer pela Europa!
    Tendo em conta a qualidade de seu trabalho, esse anormal, que “supostamente” é ministro da finanças de França, estava tão bem caladinho!..

    • …A Grécia! Então não foi a França que esteve ao lado de Varoufakis que agora diz… O ‘txt’ tem tem destas coisas… Convenhamos que nem com holofotes heli-transportados a projectar de cima… A escrita, as frases passam a números de coreografias da realidade particular… Só se pode mudar o que se é capaz de reconhecer.

  2. Se não fosse muito triste até dava vontade de rir. É mesmo a “escumalha” dos líderes europeus (“da treta”) é que levam os países (e a Europa) para o “abismo”. Não são os países que se endividam de forma irresponsável e insustentável. Não são os governantes desses países que procuram iludir a população com políticas insustentáveis. Não são os governantes desses países que para sobreviver têm que criar os tachos para os amigos especiais. Num país em que ~70% dos deputados são Maçons, está tudo dito. É tudo “fraterno”. No dia em que as grades funcionarem de verdade para quem se aproveita do erário público, pode ser que isto funcione. Que Évora seja um bom exemplo para todos os que vierem democraticamente, seja de que quadrante for. Mas claro, a culpa é da “escumalha” dos outros governantes europeus. É sempre dos outros, não dos que seguem políticas irresponsáveis à espera que alguém pague a factura, até porque como dizia o outro, as dividas não se pagam, gerem-se. Até dá vontade de rir

    • “Não são os países que se endividam…” Pois não! Falidos mas… TGV, novas pontes, aeroporto de Beja – construído e sem utilização – parque escolar, 4 novas barragens depois das eólicas, túneis, PPPês a risco ‘0’ rendimento garantido, autoestradas em duplicado…
      Caro PM aponto a ambiguidade de paralelos com que mete no mesmo saco a democracia.

      • Caro VIÉS, estava a ser irónico … fala exactamente do que eu abomino na política … um dos paladinos dessa metodologia já está a passar umas férias em Évora, mesmo que preventivamente. Que isto sirva de lição a novos governantes democraticamente eleitos.

RESPONDER

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …