Ministro das Finanças francês diz que Varoufakis pôs a Grécia à beira do abismo

Parti socialiste / Flickr

O ministro das Finanças da França, Michel Sapin

O ministro das Finanças da França, Michel Sapin

O ministro das Finanças francês, Michel Sapin, acusou hoje o seu ex homólogo grego Yanis Varoufakis de ter levado a Grécia “à beira do abismo”.

Michel Sapin respondia às críticas que lhe tinham sido dirigidas pelo anterior ministro das Finanças grego de que se curvara sistematicamente à vontade alemã no seio do Eurogrupo.

“Varoufakis levou o seu país à beira do abismo”, afirmou Sapin, numa entrevista à emissora de rádio RTL, após indicar que ele não é dos que faculta detalhes das negociações entre ministros.

“Felizmente, a França estava ali para que a Grécia continuasse na zona euro, que era a única boa solução para a Grécia e para o resto da zona euro”, realçou.

Varoufakis esteve, no passado fim de semana, em França para participar num encontro político de figuras da ala do Partido Socialista a que pertence Sapin, a convite do organizador do evento, o antigo ministro da Economia francês Arnaud Montebourg.

Durante a ocasião, queixou-se publicamente do papel de Paris na negociação do terceiro resgate. Em concreto, referiu que nas conversações bilaterais com os ministros das Finanças e da Economia franceses, respetivamente, Michel Sapin e Emmanuel Macron, as opiniões eram coincidentes “em quase tudo”, mas que esse acordo “evaporava-se” em sede do Eurogrupo.

“Admiro muito a França, mas fui testemunha da sua impotência”, disse Varoufakis, antes de colocar a tónica na “fratura entre o que [Paris] dizia e o que fazia”.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esta escumalha (“lideres” europeus da treta); não tem mesmo vergonha nenhuma!…
    Levam os países (e a Europa) para o “abismo” e depois ainda tem lata de tentar deitar as culpas para o Varoufakis (que esteve lá apenas 5 meses a tentar lutar contra o sistema que nos colocou nesta situação)!!
    A França tem feito uma triste figura e o Varoufakis tem toda a razão quando disse que a França tem sido completamente impotente em fazer alguma coisa de útil quer por eles, quer pela Europa!
    Tendo em conta a qualidade de seu trabalho, esse anormal, que “supostamente” é ministro da finanças de França, estava tão bem caladinho!..

    • …A Grécia! Então não foi a França que esteve ao lado de Varoufakis que agora diz… O ‘txt’ tem tem destas coisas… Convenhamos que nem com holofotes heli-transportados a projectar de cima… A escrita, as frases passam a números de coreografias da realidade particular… Só se pode mudar o que se é capaz de reconhecer.

  2. Se não fosse muito triste até dava vontade de rir. É mesmo a “escumalha” dos líderes europeus (“da treta”) é que levam os países (e a Europa) para o “abismo”. Não são os países que se endividam de forma irresponsável e insustentável. Não são os governantes desses países que procuram iludir a população com políticas insustentáveis. Não são os governantes desses países que para sobreviver têm que criar os tachos para os amigos especiais. Num país em que ~70% dos deputados são Maçons, está tudo dito. É tudo “fraterno”. No dia em que as grades funcionarem de verdade para quem se aproveita do erário público, pode ser que isto funcione. Que Évora seja um bom exemplo para todos os que vierem democraticamente, seja de que quadrante for. Mas claro, a culpa é da “escumalha” dos outros governantes europeus. É sempre dos outros, não dos que seguem políticas irresponsáveis à espera que alguém pague a factura, até porque como dizia o outro, as dividas não se pagam, gerem-se. Até dá vontade de rir

    • “Não são os países que se endividam…” Pois não! Falidos mas… TGV, novas pontes, aeroporto de Beja – construído e sem utilização – parque escolar, 4 novas barragens depois das eólicas, túneis, PPPês a risco ‘0’ rendimento garantido, autoestradas em duplicado…
      Caro PM aponto a ambiguidade de paralelos com que mete no mesmo saco a democracia.

      • Caro VIÉS, estava a ser irónico … fala exactamente do que eu abomino na política … um dos paladinos dessa metodologia já está a passar umas férias em Évora, mesmo que preventivamente. Que isto sirva de lição a novos governantes democraticamente eleitos.

RESPONDER

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …

Crise pós-autárquicas. Tiro pode sair pela culatra à oposição (e beneficiar PS)

O tiro de partida para as eleições autárquicas deve ser dado em junho, por um PS ainda sem pressa para avançar. "Qual é a pressa?" Em 2013, António José Seguro repetiu várias vezes esta questão, numa …