Ministro acusa Governo de Passos de “incompetência ou manipulação”

Tiago Petinga / Lusa

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, no Parlamento.

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, alega que o Governo de Passos Coelho inflacionou o Portugal 2020, por “incompetência ou manipulação”, com milhões de euros que nunca poderiam ser utilizados.

Numa entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, o ministro do Planeamento refere que, actualmente, os Fundos Europeus valem 20% do investimento público, deixando críticas ao Governo anterior no âmbito do programa Portugal 2020.

Confrontado com o facto de os programas operacionais regionais, como o Alentejo, o Lisboa ou o Mar 2020, terem níveis de execução muito baixos, Nelson de Souza realça que “têm uma taxa de execução inferior à média” porque “foram construídos artificialmente em matéria de orçamento, foram insuflados com dotações associadas aos instrumentos financeiros dimensionadas para um nível impossível de cumprir“.

Segundo o ministro, estamos a falar de dinheiro que já se sabia que não seria usado porque “o total dos instrumentos inscritos nos orçamentos dos programas operacionais regionais, nomeadamente os de maior porte – Norte, Centro e Alentejo, já que Lisboa e Algarve não podiam ser aumentados -, somaram uma quantia astronómica relativamente ao que foi executado no QREN”.

“Antes eram perto de 300 milhões de euros e aqui foram inscritos perto de 1,5 mil milhões”, constata, sugerindo que isto aconteceu “porque se queria mostrar que a construção do Portugal 2020 favorecia os programas operacionais regionais“.

“Quem fez isto ou não conhecia a realidade, ou era incompetente, ou manipulou a construção e já sabia que ia ter este resultado”, acrescenta numa crítica directa ao Governo de Passos Coelho.

O ministro sustenta ainda que “isto constituiu um bloqueio“. “Ficou uma verba enorme parada no âmbito dos programas regionais que só agora com a reprogramação que fizemos em Dezembro pôde ser fechada”, acrescenta.

“Tivemos de convencer Bruxelas que não estávamos contra os instrumentos financeiros, mas que o seu volume era exagerado e estava a fazer que os programas operacionais regionais estivessem essa baixa taxa de execução”, conclui Nelson de Souza.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Culpar os outros para encobrir a sua própria incompetência é sujo e falta de ética profissional, talvez seja própria de “monhés”, mas enfim , é pratica comum utilizada pela Geringonça…qualquer dia o culpado é D. Afonso Henriques.

  2. Os bandalhos falam assim quando pensam que se dirigem a um povinho que só tem 24kb de RAM…
    Este fulano ten sido compincha de muitos que deixaram Portugal na penúria:
    Homem de mao do Guterres que deixou o país de tanga, ajudou o A Costa a criar uma das maiuores dividas autarquicas de sempre na CM Lisboa…
    Em 20 set 2017 afirma que o país nao perderá um euro:
    https://24.sapo.pt/economia/artigos/governo-diz-que-falta-certificar-132-milhoes-de-fundos-do-pt2020-mas-portugal-nao-perdera-um-euro

  3. A falta de educação pelos vistos é pratica comum de sua pessoa. Quem nao tem melhores argumentos recorre ao insulto. Isso é de gente com baixa moral e baixa educação civica.

RESPONDER

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …