/

Covid-19: ministra responsável pelos Jogos Olímpicos quebrou protocolo

Kimimasa Mayama / EPA

Tóquio 2020, medalhas dos Jogos Olímpicos no Japão

Seiko Hashimoto jantou com cinco pessoas e quebrou o limite. Primeiro-ministro tinha estado com outras oito pessoas à mesa.

Uma ministra do Japão, responsável pela organização dos próximos Jogos Olímpicos, está a ser criticada no seu país natal porque não respeitou uma das regras impostas à população local por causa do coronavírus.

Seiko Hashimoto admitiu nesta segunda-feira que jantou com cinco pessoas num restaurante em Tóquio, precisamente a cidade que vai acolher o maior evento desportivo mundial em 2021. A informação é avançada pelo jornal The Dong-A Ilbo.

Esse jantar, realizado no dia 17 de dezembro, iria reunir apenas três pessoas mas outros três convidados juntaram-se mais tarde, contou a própria ministra (e antiga atleta olímpica), que assim admitiu que quebrou uma restrição imposta pelo próprio governo japonês.

Uma nova vaga do coronavírus chegou ao Japão e, desde o dia 11 de dezembro, há novas regras. Uma delas proíbe refeições com mais de cinco pessoas numa mesa. Seiko Hashimoto esteve num jantar com seis pessoas à mesa e já o primeiro-ministro Yoshihide Suga tinha estado num jantar com nove pessoas à mesa.

Com mais de 220 mil casos de covid-19 no Japão, a realização dos Jogos Olímpicos continua a não ser uma certeza. Apesar dos números positivos nos primeiros meses de 2020, a nova variante do coronavírus já chegou ao território japonês. Várias sondagens recentes divulgam que menos de um terço dos japoneses quer que a prova se realize no próximo ano.

No entanto, a própria Hashimoto já tinha reforçado que os Jogos Olímpicos vão ter lugar em julho de 2021: “Acho que temos que manter a prova a qualquer custo. Quero concentrar todos os nossos esforços em medidas contra o coronavírus”.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.