Ministra da Justiça dá o braço a torcer e dá mais poder aos juízes

portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

Paula Teixeira da Cruz cede às pretensões do Conselho Superior da Magistratura e concede ao órgão mais poderes de decisão, nomeadamente na gestão dos salários e na colocação de juízes.

O Diário de Notícias aponta que a ministra da Justiça vai oficializar esta quarta-feira as novas regras, com a assinatura do protocolo que envolve o Conselho Superior da Magistratura (CSM) e os Tribunais da Relação.

Este órgão constituído por 17 membros, entre juízes e juristas indicados pela Assembleia da República, vai assim passar a ter a responsabilidade da abertura de concursos de juízes, do processamento de salários e da movimentação de magistrados entre tribunais, conforme as necessidades dos processos.

Segundo o CSM, esta autonomia financeira e de gestão no que concerne aos juízes de primeira instância vai permitir acelerar os processos.

O protocolo hoje assinado não inclui “qualquer aumento de dotação orçamental, mas apenas a transferência de entidades de processamento, com idêntica dotação orçamental”, salienta o DN.

O Ministério da Justiça vai no entanto solicitar ao Ministério das Finanças que o CSM seja “dotado de orçamento adequado ao exercício dessas competências”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Segundo vários estudos sociológicos realizados em Portugal, um dos problemas atuais da sociedade portuguesa, com implicações gravíssimas para o desenvolvimento futuro do país e dos cidadãos em particular, reside, tão simplesmente, no facto de muitos pais não serem capazes de dizer não, por fatores variados, aos filhos, quando estes fazem birras ou exigem determinados bens desajustados do respetivo poder económico, ficando, muitas vezes, estas mesmas famílias, sem os mínimos de sobrevivência e em situações limiares.
    A Constituição da República Portuguesa é clara no seu artigo 1º onde se refere à construção de uma sociedade justa e solidária e no seu artº.13º. onde diz, entre outras coisas, que ninguém pode ser privilegiado…….. Será que a Srª ministra da justiça conhece a Constituição da República Portuguesa, no seu essencial, ou, apenas o título V, Capítulo III, a partir do artº. 215º.?
    O fundamento da Democracia está ancorado, desde 1776, na separação de poderes e igualdade perante a lei. Numa sociedade democrática, os tribunais são a pedra basilar. Para isso, todo o seu corpo constitutivo têm que se submeter à lei, de forma igual, que os demais cidadãos e ser responsabilizado pelos seus atos, sempre que se justifique. De acordo com a Ordem Jurídica Portuguesa, as Leis são gerais, abstratas,…, admito eu!
    Em período de campanha eleitoral para as eleições mais importantes do país, do meu ponto de vista, e quando o fantasma da abstenção persegue todos os candidatos, e que provavelmente vai ser o “partido” mais votado, haja alguém, com a lucidez política e cívica que se exige, em democracia, no desempenho de cargos políticos, esquecendo o Príncipe de Maquiavel, que questione, a sério, o porquê dessa abstenção e tenha a “ousadia” de abordar as verdadeiras razões dessa abstenção e assuma o combate às mesmas. Sem cobrança de onorários, tenho plena certeza que o combate a comportamentos como o que a Srª ministra da Justiça teve e outros similares, passando, “quem sabe” pela revisão da Constituição da República, retirando conteúdos que vão contra a equidade defendida pela mesma, ajudaria muito.

    Maria, Lisboa

RESPONDER

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …