Ministra da Justiça dá o braço a torcer e dá mais poder aos juízes

portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

Paula Teixeira da Cruz cede às pretensões do Conselho Superior da Magistratura e concede ao órgão mais poderes de decisão, nomeadamente na gestão dos salários e na colocação de juízes.

O Diário de Notícias aponta que a ministra da Justiça vai oficializar esta quarta-feira as novas regras, com a assinatura do protocolo que envolve o Conselho Superior da Magistratura (CSM) e os Tribunais da Relação.

Este órgão constituído por 17 membros, entre juízes e juristas indicados pela Assembleia da República, vai assim passar a ter a responsabilidade da abertura de concursos de juízes, do processamento de salários e da movimentação de magistrados entre tribunais, conforme as necessidades dos processos.

Segundo o CSM, esta autonomia financeira e de gestão no que concerne aos juízes de primeira instância vai permitir acelerar os processos.

O protocolo hoje assinado não inclui “qualquer aumento de dotação orçamental, mas apenas a transferência de entidades de processamento, com idêntica dotação orçamental”, salienta o DN.

O Ministério da Justiça vai no entanto solicitar ao Ministério das Finanças que o CSM seja “dotado de orçamento adequado ao exercício dessas competências”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Segundo vários estudos sociológicos realizados em Portugal, um dos problemas atuais da sociedade portuguesa, com implicações gravíssimas para o desenvolvimento futuro do país e dos cidadãos em particular, reside, tão simplesmente, no facto de muitos pais não serem capazes de dizer não, por fatores variados, aos filhos, quando estes fazem birras ou exigem determinados bens desajustados do respetivo poder económico, ficando, muitas vezes, estas mesmas famílias, sem os mínimos de sobrevivência e em situações limiares.
    A Constituição da República Portuguesa é clara no seu artigo 1º onde se refere à construção de uma sociedade justa e solidária e no seu artº.13º. onde diz, entre outras coisas, que ninguém pode ser privilegiado…….. Será que a Srª ministra da justiça conhece a Constituição da República Portuguesa, no seu essencial, ou, apenas o título V, Capítulo III, a partir do artº. 215º.?
    O fundamento da Democracia está ancorado, desde 1776, na separação de poderes e igualdade perante a lei. Numa sociedade democrática, os tribunais são a pedra basilar. Para isso, todo o seu corpo constitutivo têm que se submeter à lei, de forma igual, que os demais cidadãos e ser responsabilizado pelos seus atos, sempre que se justifique. De acordo com a Ordem Jurídica Portuguesa, as Leis são gerais, abstratas,…, admito eu!
    Em período de campanha eleitoral para as eleições mais importantes do país, do meu ponto de vista, e quando o fantasma da abstenção persegue todos os candidatos, e que provavelmente vai ser o “partido” mais votado, haja alguém, com a lucidez política e cívica que se exige, em democracia, no desempenho de cargos políticos, esquecendo o Príncipe de Maquiavel, que questione, a sério, o porquê dessa abstenção e tenha a “ousadia” de abordar as verdadeiras razões dessa abstenção e assuma o combate às mesmas. Sem cobrança de onorários, tenho plena certeza que o combate a comportamentos como o que a Srª ministra da Justiça teve e outros similares, passando, “quem sabe” pela revisão da Constituição da República, retirando conteúdos que vão contra a equidade defendida pela mesma, ajudaria muito.

    Maria, Lisboa

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …