Ministério da Educação quer reduzir peso excessivo das mochilas dos alunos

O Ministério da Educação lançou esta quinta-feira uma campanha para sensibilizar pais, alunos, professores e diretores escolares a adotar medidas que reduzam o peso excessivo das mochilas dos alunos.

A campanha de sensibilização lançada esta quinta-feira pelo Ministério da Educação, chamada Mochila Leve, destina-se a escolas, alunos e encarregados de educação, e resulta em dezenas de recomendações que ficam agora disponíveis na plataforma de atribuição de manuais escolares gratuitos (Mega).

Segundo o jornal Público, entre as várias recomendações do ministério está a proposta de atribuir a mesma sala de aula a cada turma, de forma a que as crianças não tenham de passar tanto tempo com a mochila às costas. Além disso, promove-se a utilização de cacifos nos estabelecimentos de ensino.

Os conselhos do Ministério da Educação fazem parte de uma recomendação que foi aprovada por unanimidade no Parlamento em 2017, depois de uma petição contra o peso das mochilas escolares reunir mais de 50 mil assinaturas.

A tutela irá ainda propor aos docentes que planifiquem as aulas de maneira a saber de antemão quais os manuais que serão utilizados nos respetivos, tendo como objetivo evitar que os alunos levem material desnecessário para as aulas.

Uma outra recomendação é o uso partilhado dos manuais de forma rotativa, alternando o dia em que diferentes alunos levam os livros para a escola.

“O saber não deve pesar” é o slogan da campanha do Ministério da Educação, que aposta em recomendações para os encarregados de educação, nomeadamente adotar pela compra de mochilas com rodas ou ergonomicamente adequadas e pela aquisição de material escolar leve.

A preocupação com o peso das mochilas dos estudantes está diretamente ligada a questões de saúde. Segundo uma nota da Direção-Geral de Saúde, que também será disponibilizada no site Mega, muito peso às costas pode “provocar lesões degenerativas da coluna que alteram o crescimento do corpo”.

Aliás, o diário acrescenta que, nos agrupamentos de escolas onde já foram realizadas avaliações tendo em conta o peso das mochilas das crianças, concluiu-se que mais de metade dos alunos carrega mochilas cujo peso é superior a 10% do total do seu corpo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …