Ministério Público sul-coreano pede detenção de herdeiro da Samsung

samsungtomorrow / Flickr

O herdeiro da Samsung Lee Jae-Yong

O herdeiro da Samsung Lee Jae-Yong

O Ministério Público sul-coreano apresentou esta segunda-feira ao tribunal um pedido de detenção do herdeiro da Samsung por subornos ligados ao escândalo de corrupção que já levou à destituição da Presidente Park Geun-Hye.

Em comunicado, os investigadores do Ministério Público informaram que pediram ao tribunal de Seul que emitisse um mandado de detenção para Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, Lee Kun-Hee, por considerarem que fez doações multimilionárias a organismos controlados por Choi Soon-il, conhecida como “Rasputina” e amiga da ex-presidente da Coreia do Sul, em troca de favorecimentos.

O grupo Samsung disse hoje que é “difícil de entender” a ordem de detenção do presidente da empresa e nega as acusações de suborno no âmbito do caso de corrupção “Rasputina” que envolve a ex-presidente sul coreana.

“É especialmente difícil entender a afirmação dos juízes que alegam que se pediram favores em relação ao acordo de fusão e da transferência de gestão de negócio. Acreditamos que o tribunal vai tomar a decisão correta”, refere o comunicado da empresa.

Os juízes suspeitam que a empresa pagou para conseguir que o Serviço Nacional de Pensões, controlado pelo governo, aprovasse em 2015 a fusão da gestão do organismo com uma empresa subsidiária da Samsung e gerida diretamente pela família Lee.

“Nunca conseguimos nada em troca de favores”, sublinha o mesmo documento divulgado pela Samsung.

Lee admitiu perante a Procuradoria que realizou transações a favor de Choi Soon-il mas negou qualquer relação entre as transações e os planos de fusão.

O empresário de 48 anos é vice-presidente da Samsung Electronics mas controla de facto todas as empresas do grupo desde o passado mês de outubro, altura em que o pai, Lee Kun-hee, sofreu um enfarte.

Após o anúncio da ordem de prisão, a cotação das empresas do grupo Samsung caíram na Bolsa de Seul.

A companhia Samsung Electronics, a mais importante do grupo, caiu 2,4% na bolsa, enquanto a Samsung Engineering, Samsung Heavy e a construtora Samsung (empresa central do alegado processo de fusão), registaram igualmente quedas imediatas na Bolsa da capital do país.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …