Ministério Público investiga abuso sexual entre atletas no Jamor

Centro Desportivo Nacional do Jamor

Residência do Centro de Treinos de Alto Rendimento do Jamor.

Residência do Centro de Treinos de Alto Rendimento do Jamor.

O Ministério Público está a investigar um eventual caso de abuso sexual e de bullying a um jovem atleta do Centro de Alto Rendimento do Jamor. Um caso divulgado quando surge também, a notícia de outra atleta que terá sido chantageada com um vídeo de sexo.

Um rapaz de 15 anos, a residir no Centro de Treinos de Alto Rendimento do Jamor, diz-se vítima de agressões sexuais e físicas. O jovem tenista alega ter sido agredido por outros atletas também residentes no Centro, segundo reporta o Jornal de Notícias.

As agressões terão ocorrido no interior da residência do Jamor e a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) e a Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) estão a investigar a situação, nomeadamente para apurar “a eventual existência de mais casos”, reforça o JN.

Entretanto, o Correio da Manhã noticia o caso de uma jogadora de basquetebol que terá sido chantageada com um vídeo em que surgiria a fazer sexo com tenistas no mesmo quarto da residência onde terão sido cometidos os abusos contra o rapaz de 15 anos.

Três dos alegados agressores já deixaram o Jamor

O JN falou com o pai da vítima de abuso sexual que diz que fez as denúncias a 2 de Julho de 2016 junto da CNPDPCJ que encaminhou o caso para o Ministério Público e para a IGEC.

O jovem tenista estava alojado no Centro de Alto Rendimento (CAR) desde Novembro de 2015 e terá sido abusado durante a noite.

“Estando o meu filho a dormir, atletas do CAR, ao chegarem da escola e aproveitando o seu sono pesado, introduziram os órgãos genitais na sua boca“, relata o pai ao JN.

Ele conta ainda, que colocaram “uma cobra no quarto” do filho e que “um dia, ao recusar sair à noite”, lhe “bateram”.

Também refere que um atleta assistiu a tudo e que reportou a situação à “psicóloga do centro”, “algo que foi logo abafado”, conclui.

A TVI avança, entretanto, que os agressores serão quatro antigos colegas do menor no CAR, três dos quais já terão deixado o Jamor por “comportamentos cívicos desadequados”, mas que não terão qualquer relação com o caso dos alegados abusos sexuais.

A vítima deixou o Centro na sequência dos incidentes.

COP garante que o caso foi “superado”

O director de comunicação do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Jorge Orlando Queirós, refere ao JN que “não existe nenhum caso relacionado com alegado abuso sexual cometido entre jovens residentes no CAR do Jamor” e que “não houve nenhuma queixa apresentada ao IPDJ ou ao responsável” do Centro.

Todavia, Jorge Orlando Queirós assume que houve “uma queixa efectuada pelo pai de um atleta” junto da CNPDPCJ, “relacionada com comportamentos cívicos desadequados protagonizados por jovens atletas residentes”.

Comentando a situação, o recém-eleito presidente do Comité Olímpico Português (COP), José Manuel Constantino, refere à Lusa que teve conhecimento do caso de abuso sexual “há cerca de três semanas”, mas que a mesma informação relatava que “a situação tinha sido superada”.

“É uma situação que me preocupa a mim, aos atletas, aos pais dos atletas, às federações e importa que rapidamente se consiga esclarecer a situação”, diz ainda Constantino, que foi reeleito para um segundo mandato à frente do COP com 144 votos favoráveis (mais um branco e um nulo) num universo de 180 votos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. «Comportamentos cívicos desadequados» — essa é boa. Será que agora o politicamente correcto também já transitou para a nomenclatura criminal? Antigamente dizia-se violação, abuso sexual, importunação sexual, atentado ao pudor, etc. Quanto a esses psicopatas com tendências homossexuais (que se devem achar uns machões) deviam era levar uma porrada bem pesada da justiça, antes que voltem a repeti-la.

  2. Pelos vistos já ninguém pode confiar um filho ou filha a qualquer órgão de “ensino” as notícias sobre abusos sexuais são quase diárias venham de escolas, instituições estatais ou religiosas, com tanta libertinagem de leis sobre sexo a coisa parece estar a surtir efeito.

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …