Não é apenas um jogo. O Minecraft está a ajudar crianças com autismo a fazer novos amigos

Um mundo virtual pode mesmo influenciar de forma positiva o mundo real. A comunidade Autcraft está a ajudar crianças com autismo a fazerem novos amigos. Stuart Duncan é o pai da ideia, que nasceu em 2013.

Stuart Duncan, um programador web que vive em Timmins, no Canadá, criou um servidor para administrar uma versão do Minecraft exclusivamente para crianças com autismo e suas famílias. Atualmente, a comunidade conta com quase 7.000 membros.

O servidor chamou a atenção de Kate Ringland, da Universidade da Califórnia. Segundo o New Scientist, a investigadora passou 60 horas dentro deste mundo virtual a observar como é que as crianças brincam e conversam umas com as outras.

O Autcraft não se cinge a ser uma mera comunidade online: é também uma poderosa ferramenta que ajuda as crianças autistas a praticarem competências sociais. O trabalho da investigadora defende isso mesmo e será apresentado, em outubro, na conferência Human Factors in Computing em San Jose, Califórnia.

“É uma ótima forma de jogar um jogo de que gostam, mas também de ter uma experiência social”, considera Ringland. “É uma forma alternativa de estas crianças se expressarem e comunicarem sem o stress das coisas da vida física.”

As situações sociais diárias podem ser um verdadeiro desafio para as crianças autistas, que podem ter dificuldades em compreender a perspetiva de outra pessoa. O videojogo Minecraft elimina as pressões típicas do mundo real: não há nenhum ambiente ruidoso ou desconhecido, nenhuma pressão para seguir as expressões faciais de outra pessoa ou para se preocupar com o contacto visual.

“As interações sociais, as relações, a comunicação – tudo se resume às crianças e ao seu teclado”, detalha Duncan.

Ringland observou alguns jogadores a vaguear pela paisagem e a construir as suas próprias estruturas em Autcraft. Chegou à conclusão de que é muito mais do que um jogo: viu pessoas a construir amizades e a divertirem-se juntas e crianças a expressar os seus sentimentos – alegria por um bom momento no jogo, e ansiedade ou tristeza por problemas no mundo real.

Elizabeth Laugeson, diretora da Clínica PEERS na Universidade da Califórnia, ensina jovens adultos com autismo a construir relações. Sobre o Autcraft, defende que aderir a esta comunidade pode ser um bom primeiro passo para as crianças se sentirem menos ansiosas socialmente.

Ainda assim, avisa, não deve ser o único meio de aprendizagem destas competências.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …