/

Minecraft ajuda as crianças a prepararem-se para o nosso mundo

Segundo o autor de um novo livro, o popular jogo de sobrevivência e construção, adquirido em 2014 pela Microsoft, dá às crianças valiosas lições de vida.

Um livro infantil recentemente lançado, “Minecraft: A Aldeia,” escrito por Max Brooks, defende que o popular videojogo Minecraft serve como um excelente meio para transmitir competências essenciais de vida.

Brooks, conhecido pela sua extensa pesquisa em tópicos como o apocalipse zombie, é atualmente analista no Modern War Institute da Academia de West Point, nos Estados Unidos.

O livro é o terceiro de uma trilogia centrada no universo do Minecraft e segue as aventuras de duas personagens, Guy e Summer, que se encontram no mundo do jogo, enfrentando novos desafios — incluindo a ameaça iminente de guerra.

Segundo Brooks, o ambiente dinâmico do Minecraft — repleto de várias ameaças, requisitos de gestão de recursos e paisagens em constante mudança — é um cenário ideal para ensinar as crianças conceitos de adaptabilidade num mundo onde a mudança é a única constante.

Numa entrevista à NPR, Brooks explica a sua escolha de temas pesados como a guerra, citando o conflito na Ucrânia como uma inspiração.

“Inicialmente, preocupava-me que a inclusão de temas de guerra atraísse críticas, mas a situação na Ucrânia convenceu-me da necessidade. A história da humanidade é que a guerra vem, quer queiramos ou não,” diz Brooks.

O autor explica também a forma como a paisagem tecnológica em rápida mudança tornou a adaptabilidade essencial. “As grandes mudanças na tecnologia ocorriam habitualmente uma vez em cada geração, mas agora o ritmo de mudança acelerou”.

A sua mãe, a célebre atriz Anne Bancroft, deixou a sua carreira para o ajudar na escola, ensinando-lhe o valor de “estar preparado”. Estabelecendo paralelos com a sua própria infância, onde lutou com a dislexia, Brooks realça que “estar preparado torna os problemas menos intimidantes”.

Segundo Brooks, aperfeiçoar competências navegando pelos desafios no Minecraft pode traduzir-se em maior prontidão para lidar com o mundo real — algo essencial para uma geração que tem que se adaptar continuamente a uma paisagem em evolução constante, e cada vez mais rápida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.