Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios muito mais antigos da pré-história.

Uma equipa de investigadores descobriu o que poderá ser a mina mais antiga conhecida nas Américas após terem encontrado os restos de uma mina de ocre subterrânea que data de há 12 mil anos.

“As cavernas subaquáticas são como uma cápsula do tempo”, disse Ed Reinhardt, mergulhador especialista e micropalaeontologista da Universidade McMaster, em comunicado. “Há evidências claras de mineração ocre que teriam ocorrido há milhares de anos”.

Em mergulhos em 2017, Reinhardt e os seus colegas exploraram cavernas ao longo da costa leste de Quintana Roo. As cavernas nessa região são conhecidas por conter os restos esqueléticos de povos antigos que as habitavam há milhares de anos, quando os níveis mais baixos do mar significavam que aqueles locais eram secos e acessíveis.

A razão pela qual esses povos antigos entravam nestas passagens labirínticas profundas e perigosas permanece incerto. No entanto, a nova descoberta pode ser a explicação.

“A paisagem da caverna foi visivelmente alterada, o que nos leva a acreditar que humanos pré-históricos extraíram toneladas de ocre dela, talvez tendo de acender fogueiras para iluminar o espaço”, disse Fred Devos, mergulhador e arqueólogo do Centro de Pesquisa do Sistema Aqiífero de Quintana Roo (CINDAQ) no México.

De acordo com o estudo publicado este mês na revista científica Science Advances, dentro das cavernas, a equipa encontrou uma série de evidências de atividades de mineração pré-históricas, incluindo ferramentas de escavação, leitos de extração de ocre, marcadores de navegação e lareiras antigas.

Os investigadores sugerem que as evidências de mineração em três sistemas de cavernas submersas refletem cerca de dois mil anos de operação – de 12 mil a 10 mil anos atrás.

Os locais, chamados La Mina, Camilo Mina e Monkey Dust, podem ser os exemplos mais antigos conhecidos de mineração de ocre nas Américas. No entanto, a equipa acredita que a exploração de cavernas e mineração de ocre na região pode ser ainda mais antiga com base noutras evidências esqueléticas datada de há 12.800 anos.

Os cientistas consideram que foi necessária uma coragem inimaginável para mergulhar centenas de metros nas cavernas irregulares com apenas uma tocha acesa para abrir um caminho pela escuridão. O facto de se aventurarem no escuro em tais condições diz-nos algo sobre a importância do ocre nos antigos rituais e costumes paleoamericanos.

Os mineiros antigos naquele local interromperam a extração de ocre há cerca de 10 mil anos. Quanto ao motivo, os investigadores não têm certeza, uma vez que a caverna ainda estaria acessível. Segundo os cientistas, é possível que os mineiros se tenham mudado para outros depósitos noutras cavernas.

Com dois mil quilómetros de sistemas de cavernas conhecidos para explorar na região, os cientistas poderão encontrar mais evidências dessa antiga mineração no futuro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …