Mina abandonada na Finlândia vai ser transformada numa gigantesca bateria de gravidade

Usv / Wikipedia

Mina Pyhäsalmi, na Finlândia

Uma das minas de metal mais profundas da Europa — a Mina Pyhäsalmi, no centro da Finlândia — vai ser transformada numa enorme bateria de gravidade capaz de armazenar 2 megawatts de energia.

À medida que o Planeta evolui quanto à energia renovável, mais evidente fica o problema do armazenamento da energia, de acordo com o IFL Science.

O problema é que o vento não sopra e o Sol não brilha precisamente no momento em que as pessoas desejam consumir a sua energia.

Em dias particularmente ventosos ou ensolarados, pode ser gerada energia em excesso, levando a uma situação em que os consumidores são pagos para consumir eletricidade, em vez de sobrecarregar a rede.

No entanto, a energia que não é usada, é perdida. O ideal seria poder armazenar essa energia para uso posterior e, por isso, as baterias de gravidade são um recurso para o fazer.

A ideia por detrás das baterias de gravidade é simples. Durante os períodos em que as fontes de energia estão a produzir mais energia do que a procura, o excesso de energia é usado para mover pesos para cima, na forma de água ou às vezes de areia, transformando-os em energia potencial.

Quando o fornecimento de energia é baixo, esses objetos podem ser libertados, acionando turbinas à medida que a gravidade os envia em direção à Terra.

Embora, geralmente, as baterias de gravidade assumam a forma de reservatórios, também foram sugeridas as minas abandonadas, que movem areia ou outros pesos para cima quando há excesso de energia.

A empresa escocesa Gravitricity criou um sistema de guinchos e gruas que podem ser instalados em poços de minas desativadas. A empresa instalará o sistema na mina de zinco e cobre de 1400 metros de profundidade em Pyhäjärvi, na Finlândia.

“À medida que o Mundo gera mais eletricidade a partir de fontes de energia renovável intermitentes, há uma crescente necessidade de tecnologias que possam recolher e armazenar energia durante períodos de baixa procura e libertá-la rapidamente quando necessário”, disse Martin Wright, co-fundador da Gravitricity.

O nosso armazenamento de energia de gravidade subterrânea — GraviStore —  utiliza a força da gravidade para oferecer algumas das melhores características das baterias de ião de lítio e do armazenamento hidroelétrico — a baixo custo e sem a necessidade de metais de terras raras“, concluiu.

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.