Militar ucraniano rouba tanque e deserta para o lado russo

4

Ministério de Defesa da Ucrânia

Tanque T-64 da Ucrânia

Militar levou o tanque para desertar até Donetsk sem levantar suspeitas. Terá combinado tudo previamente com os homens de Putin, a quem andaria a “passar informação” e a realizar trabalhos de sabotagem.

Um militar ucraniano terá roubado um tanque das Forças Armadas da Ucrânia e desertado para as forças russas na direção de Donetsk, avançam as forças de segurança da República Popular de Donetsk esta sexta-feira.

Maxim Likhachev, de 39 anos, servia como membro da 110.ª brigada e já tinha servido noutras três brigadas ucranianas em 18 meses de serviço no exército ucraniano. Suspeita-se agora, no entanto, que tenha sido recrutado pelos russos antes disso, enquanto morava na Polónia, ainda no início da guerra, de acordo com o Daily Mail.

Rendeu-se às tropas russas já perto de Donetsk, depois de levantar a arma do tanque para indicar que não iria atacar. Terá combinado tudo previamente com os homens de Putin, a quem andaria a “passar informação”.

O homem, que levou como “troféu” para o lado russo um tanque T-64, produzido em Kharkiv, ter-se-á deslocado no veículo blindado por questões de segurança, avança o jornal russo Mash no Telegram. Além disso, ninguém suspeitaria de que a sua ação se tratava na verdade de uma fuga, e não de mais uma missão de combate.

Imagens de visão noturna mostram o momento exato em que o militar rouba o tanque.

As autoridades ucranianas suspeitam ainda que o possível infiltrado tenha andado este tempo todo a realizar trabalhos de sabotagem para o Kremlin, uma vez que as brigadas em que esteve inserido sofreram todas pesadas derrotas às mãos do exército russo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. Desertor tem de ser encontrado e eliminado.
    Muitos morreram por causa dele.
    Os Ucranianos vão encontra-lo certamente,

    3
    1
    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo. Não é invulgar os equipamentos audiovisuais fazerem reset das suas configurações quando se trocam baterias.
      Por exemplo no caso dos Zoom H1n com que gravamos entrevistas, por vezes após uma troca de pilhas o aparelho fica com as configurações de fábrica e com a data está em 2017/01/01.
      Poderá ter sido esse o caso do equipamento usado para captar o video.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.