Soldado israelita condenado por homicídio de palestiniano ferido

Heidi Levine / EPA

-

Um tribunal militar israelita considerou, esta quarta-feira, culpado de homicídio um militar israelita que matou com um tiro na cabeça um jovem palestiniano, ferido e imóvel, depois de este ter atacado uma patrulha à facada.

O processo durou vários meses e tem dividido a sociedade israelita, motivando manifestações à porta do quartel, onde foi instalado o tribunal, por parte de pessoas que defendem que o sargento Elor Azaria é um herói.

Os três juízes encarregados do caso deverão levar várias semanas a decidir a pena de Azaria, um militar de 20 anos. O sargento enfrenta uma pena de prisão de até 20 anos.

Azaria foi filmado, a 24 de março de 2016, por um ativista pró-palestiniano a executar sumariamente – com um tiro na cabeça – o jovem palestiniano Abdel Fattah al-Sharif, em Hebron (Cisjordânia, território ocupado por Israel).

O jovem de 21 anos, juntamente com um companheiro, tinha acabado de atacar à facada um grupo de militares israelitas. Os militares responderam a tiro e atingiram Abdel, que ficou no chão, imóvel – gravemente ferido e, aparentemente, sem constituir perigo.

A defesa do sargento Azaria, que se declarou inocente, afirmou em tribunal que o militar disparou na cabeça do palestiniano porque pensava que este trazia consigo, dissimulado, um cinto de explosivos.

O julgamento foi acompanhado pelas grandes cadeias de televisão israelitas. No exterior do tribunal registaram-se confrontos entre as forças de segurança e os apoiantes de Azaria, que mostraram cartazes com os dizeres “o povo de Israel não abandona um dos seus soldados no campo de batalha”.

Antes de assumir a pasta de ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman deu o seu apoio ao sargento Azaria, uma posição que foi esmorecendo quando assumiu um dos ministérios mais importantes do governo israelita.

Hoje, Lieberman afirmou-se “desgostoso” com a condenação por homicídio.

O veredito é difícil. Tenho de dizer, tanto aos que ficaram agradados com a sentença, como aos que, como eu, não gostaram, que todos temos um compromisso de a respeitar e mostrar moderação”, afirmou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …