Soldado israelita condenado por homicídio de palestiniano ferido

Heidi Levine / EPA

-

Um tribunal militar israelita considerou, esta quarta-feira, culpado de homicídio um militar israelita que matou com um tiro na cabeça um jovem palestiniano, ferido e imóvel, depois de este ter atacado uma patrulha à facada.

O processo durou vários meses e tem dividido a sociedade israelita, motivando manifestações à porta do quartel, onde foi instalado o tribunal, por parte de pessoas que defendem que o sargento Elor Azaria é um herói.

Os três juízes encarregados do caso deverão levar várias semanas a decidir a pena de Azaria, um militar de 20 anos. O sargento enfrenta uma pena de prisão de até 20 anos.

Azaria foi filmado, a 24 de março de 2016, por um ativista pró-palestiniano a executar sumariamente – com um tiro na cabeça – o jovem palestiniano Abdel Fattah al-Sharif, em Hebron (Cisjordânia, território ocupado por Israel).

O jovem de 21 anos, juntamente com um companheiro, tinha acabado de atacar à facada um grupo de militares israelitas. Os militares responderam a tiro e atingiram Abdel, que ficou no chão, imóvel – gravemente ferido e, aparentemente, sem constituir perigo.

A defesa do sargento Azaria, que se declarou inocente, afirmou em tribunal que o militar disparou na cabeça do palestiniano porque pensava que este trazia consigo, dissimulado, um cinto de explosivos.

O julgamento foi acompanhado pelas grandes cadeias de televisão israelitas. No exterior do tribunal registaram-se confrontos entre as forças de segurança e os apoiantes de Azaria, que mostraram cartazes com os dizeres “o povo de Israel não abandona um dos seus soldados no campo de batalha”.

Antes de assumir a pasta de ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman deu o seu apoio ao sargento Azaria, uma posição que foi esmorecendo quando assumiu um dos ministérios mais importantes do governo israelita.

Hoje, Lieberman afirmou-se “desgostoso” com a condenação por homicídio.

O veredito é difícil. Tenho de dizer, tanto aos que ficaram agradados com a sentença, como aos que, como eu, não gostaram, que todos temos um compromisso de a respeitar e mostrar moderação”, afirmou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …