Soldado israelita condenado por homicídio de palestiniano ferido

Heidi Levine / EPA

-

Um tribunal militar israelita considerou, esta quarta-feira, culpado de homicídio um militar israelita que matou com um tiro na cabeça um jovem palestiniano, ferido e imóvel, depois de este ter atacado uma patrulha à facada.

O processo durou vários meses e tem dividido a sociedade israelita, motivando manifestações à porta do quartel, onde foi instalado o tribunal, por parte de pessoas que defendem que o sargento Elor Azaria é um herói.

Os três juízes encarregados do caso deverão levar várias semanas a decidir a pena de Azaria, um militar de 20 anos. O sargento enfrenta uma pena de prisão de até 20 anos.

Azaria foi filmado, a 24 de março de 2016, por um ativista pró-palestiniano a executar sumariamente – com um tiro na cabeça – o jovem palestiniano Abdel Fattah al-Sharif, em Hebron (Cisjordânia, território ocupado por Israel).

O jovem de 21 anos, juntamente com um companheiro, tinha acabado de atacar à facada um grupo de militares israelitas. Os militares responderam a tiro e atingiram Abdel, que ficou no chão, imóvel – gravemente ferido e, aparentemente, sem constituir perigo.

A defesa do sargento Azaria, que se declarou inocente, afirmou em tribunal que o militar disparou na cabeça do palestiniano porque pensava que este trazia consigo, dissimulado, um cinto de explosivos.

O julgamento foi acompanhado pelas grandes cadeias de televisão israelitas. No exterior do tribunal registaram-se confrontos entre as forças de segurança e os apoiantes de Azaria, que mostraram cartazes com os dizeres “o povo de Israel não abandona um dos seus soldados no campo de batalha”.

Antes de assumir a pasta de ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman deu o seu apoio ao sargento Azaria, uma posição que foi esmorecendo quando assumiu um dos ministérios mais importantes do governo israelita.

Hoje, Lieberman afirmou-se “desgostoso” com a condenação por homicídio.

O veredito é difícil. Tenho de dizer, tanto aos que ficaram agradados com a sentença, como aos que, como eu, não gostaram, que todos temos um compromisso de a respeitar e mostrar moderação”, afirmou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …

O Sol pode ser fruto de um acidente galáctico entre a Via Láctea e uma galáxia anã

Uma pequena galáxia, chamada Sagitário, moldou a Via Láctea há milhares de milhões de anos: cada vez que passou perto da nossa galáxia, causou fortes explosões de formação estelar que podem até ter originado o …

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …