“Cominhos pretos e mel” contra a covid-19. Rebeldes islâmicos boicotam vacina

O Al-Shabaab, grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote da vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é “cominhos pretos e mel”.

A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações na Europa. Na Somália, o Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, está a apelar aos muçulmanos sunitas, que representam 99% da população somali, para que “rejeitem” a vacina da AstraZeneca.

Os avisos dos reguladores face à vacina estão a ser aproveitados pelo Al-Shabaab para afirmar que a vacina é “mortal” e “insegura” para os muçulmanos da Somália, escreve a VICE.

Como alternativa, o grupo rebelde prescreve “cominhos pretos e mel” para pessoas infetadas com o novo coronavírus.

“À luz da campanha de vacinação lançada pelo regime apóstata da Somália na capital Mogadíscio, o Al-Shabaab alerta os muçulmanos da Somália contra o uso da vacinação AstraZeneca”, lê-se num comunicado divulgado no Twitter.

“Não permita que a sua família seja usada como cobaia da experimentação da segurança da vacina AstraZeneca”, diz o Al-Shabaab.

A Somália deu, recentemente, início à primeira fase do seu programa de vacinação após ter recebido uma remessa de vacinas da COVAX. Enquanto isso, o país apela aos grupos prioritários para que sejam inoculados com vacinas da AstraZeneca.

“As narrativas anti-AstraZeneca do Al-Shabaab estão a propagar a ideia de que o uso de qualquer tratamento ou vacina contra a covid-19 diferente de ‘cominhos pretos e mel’ é anti-islâmico“, disse um analista do HORN International Institute for Strategic Studies à VICE.

Listada como um dos 20 países que “provavelmente estarão entre os últimos” a alcançar a vacinação generalizada contra a covid-19, a Somália deve alcançar um amplo acesso às vacinas até “o início de 2023 ou mais tarde”, de acordo com um relatório publicado pela Economist Intelligence Unit.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Confirmo tenho comido uma colher de mel por dia e ainda não apanhei… isso ou é de usar a máscara e lavar as m
    ãos. Acredito que é do mel… ala é grande e tal

  2. Subscrevo! É do mel sim, pois também como uma colher todos os dias! Nem preciso de cominhos. Claro que rezar a Alá também ajuda, virado para Meca! Essencialmente o mel e sim, não apanhem a vacina!! Nenhuma delas!! Deixam o problema com o mel e o profeta e não se preocupem! , já agora, para proteger os outros “irmãos” espalhem essa informação pelas mesquitas e pelos ayatollah(s) que tenham poder de influenciar!!

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …