“Cominhos pretos e mel” contra a covid-19. Rebeldes islâmicos boicotam vacina

O Al-Shabaab, grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote da vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é “cominhos pretos e mel”.

A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações na Europa. Na Somália, o Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, está a apelar aos muçulmanos sunitas, que representam 99% da população somali, para que “rejeitem” a vacina da AstraZeneca.

Os avisos dos reguladores face à vacina estão a ser aproveitados pelo Al-Shabaab para afirmar que a vacina é “mortal” e “insegura” para os muçulmanos da Somália, escreve a VICE.



Como alternativa, o grupo rebelde prescreve “cominhos pretos e mel” para pessoas infetadas com o novo coronavírus.

“À luz da campanha de vacinação lançada pelo regime apóstata da Somália na capital Mogadíscio, o Al-Shabaab alerta os muçulmanos da Somália contra o uso da vacinação AstraZeneca”, lê-se num comunicado divulgado no Twitter.

“Não permita que a sua família seja usada como cobaia da experimentação da segurança da vacina AstraZeneca”, diz o Al-Shabaab.

A Somália deu, recentemente, início à primeira fase do seu programa de vacinação após ter recebido uma remessa de vacinas da COVAX. Enquanto isso, o país apela aos grupos prioritários para que sejam inoculados com vacinas da AstraZeneca.

“As narrativas anti-AstraZeneca do Al-Shabaab estão a propagar a ideia de que o uso de qualquer tratamento ou vacina contra a covid-19 diferente de ‘cominhos pretos e mel’ é anti-islâmico“, disse um analista do HORN International Institute for Strategic Studies à VICE.

Listada como um dos 20 países que “provavelmente estarão entre os últimos” a alcançar a vacinação generalizada contra a covid-19, a Somália deve alcançar um amplo acesso às vacinas até “o início de 2023 ou mais tarde”, de acordo com um relatório publicado pela Economist Intelligence Unit.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Confirmo tenho comido uma colher de mel por dia e ainda não apanhei… isso ou é de usar a máscara e lavar as m
    ãos. Acredito que é do mel… ala é grande e tal

  2. Subscrevo! É do mel sim, pois também como uma colher todos os dias! Nem preciso de cominhos. Claro que rezar a Alá também ajuda, virado para Meca! Essencialmente o mel e sim, não apanhem a vacina!! Nenhuma delas!! Deixam o problema com o mel e o profeta e não se preocupem! , já agora, para proteger os outros “irmãos” espalhem essa informação pelas mesquitas e pelos ayatollah(s) que tenham poder de influenciar!!

RESPONDER

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …