Milhões de muçulmanos iniciam peregrinação a Meca sob risco de ébola e mers

Omar Chatriwala / Al Jazeera English / Flickr

Apedrejamento do Diabo em Mina, durante a Hajj (peregrinação a Meca)

Apedrejamento do Diabo em Mina, durante a Hajj (peregrinação a Meca)

Centenas de milhares de muçulmanos estão a chegar a Mina, nos arredores de Meca, no primeiro dia do Hajj, a maior peregrinação anual muçulmana do mundo, que, segundo as autoridades locais, está a decorrer sem problemas.

O Hajj, cujos rituais decorrem até à próxima semana, conta este ano com medidas mais rígidas de segurança para proteger os peregrinos de dois vírus mortais, o ébola e o mers, que já provocou mais de 300 mortos na Arábia Saudita.

A peregrinação a Meca, ritual que os muçulmanos consideram obrigatório pelo menos uma vez na vida, acontece este ano no contexto do conflito no Médio Oriente, criado pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico, conhecidos pelos seus atos terroristas em nome do Islão.

De acordo com as autoridades sauditas, cerca de 1,4 milhões de muçulmanos já chegaram ao país, vindos do estrangeiro, para a peregrinação, aos quais se irão juntar algumas centenas de milhares de peregrinos do próprio reino árabe.

Mbenoist / Wikimedia

Os lugares sagrados visitados pelos muçulmanos durante o Hajj, a peregrinação a Meca.

Os lugares sagrados visitados pelos muçulmanos durante o Hajj, a peregrinação a Meca.

Até ao momento, não foram registados incidentes de peso entre os peregrinos, nem “nenhum caso de infeção” quer pelo vírus ébola, quer pelo mers, afirmou o ministro saudita da Saúde, Adel Fakih, citado pela agência de notícias local Spa.

A Arábia Saudita mobilizou 85 mil agentes da polícia para acompanhar a peregrinação e proibiu a entrada no país de habitantes da Guiné, da Libéria e da Serra Leoa, os três países mais afetados pelo vírus Ebola, que já matou mais de três mil pessoas este ano na África Ocidental.

No entanto, a Nigéria, onde foram contabilizados oito mortos devido ao Ébola, foi autorizada a enviar peregrinos.

Na sexta-feira, os peregrinos seguirão pelo Monte Arafat e arredores, situado a 10 quilómetros de Mina, onde se dedicarão a orações, enquanto no sábado é celebrado o Eid al-Adha (conhecido por Festa do Sacríficio), altura em que é imolado um animal em memória de Abraão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …