Milhões de muçulmanos iniciam peregrinação a Meca sob risco de ébola e mers

Omar Chatriwala / Al Jazeera English / Flickr

Apedrejamento do Diabo em Mina, durante a Hajj (peregrinação a Meca)

Apedrejamento do Diabo em Mina, durante a Hajj (peregrinação a Meca)

Centenas de milhares de muçulmanos estão a chegar a Mina, nos arredores de Meca, no primeiro dia do Hajj, a maior peregrinação anual muçulmana do mundo, que, segundo as autoridades locais, está a decorrer sem problemas.

O Hajj, cujos rituais decorrem até à próxima semana, conta este ano com medidas mais rígidas de segurança para proteger os peregrinos de dois vírus mortais, o ébola e o mers, que já provocou mais de 300 mortos na Arábia Saudita.

A peregrinação a Meca, ritual que os muçulmanos consideram obrigatório pelo menos uma vez na vida, acontece este ano no contexto do conflito no Médio Oriente, criado pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico, conhecidos pelos seus atos terroristas em nome do Islão.

De acordo com as autoridades sauditas, cerca de 1,4 milhões de muçulmanos já chegaram ao país, vindos do estrangeiro, para a peregrinação, aos quais se irão juntar algumas centenas de milhares de peregrinos do próprio reino árabe.

Mbenoist / Wikimedia

Os lugares sagrados visitados pelos muçulmanos durante o Hajj, a peregrinação a Meca.

Os lugares sagrados visitados pelos muçulmanos durante o Hajj, a peregrinação a Meca.

Até ao momento, não foram registados incidentes de peso entre os peregrinos, nem “nenhum caso de infeção” quer pelo vírus ébola, quer pelo mers, afirmou o ministro saudita da Saúde, Adel Fakih, citado pela agência de notícias local Spa.

A Arábia Saudita mobilizou 85 mil agentes da polícia para acompanhar a peregrinação e proibiu a entrada no país de habitantes da Guiné, da Libéria e da Serra Leoa, os três países mais afetados pelo vírus Ebola, que já matou mais de três mil pessoas este ano na África Ocidental.

No entanto, a Nigéria, onde foram contabilizados oito mortos devido ao Ébola, foi autorizada a enviar peregrinos.

Na sexta-feira, os peregrinos seguirão pelo Monte Arafat e arredores, situado a 10 quilómetros de Mina, onde se dedicarão a orações, enquanto no sábado é celebrado o Eid al-Adha (conhecido por Festa do Sacríficio), altura em que é imolado um animal em memória de Abraão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Explosão atinge autocarro de turistas perto da Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …