/

Êxodo rural deixa 25 milhões de casas abandonadas na China

Chris / Flickr

Casa abandonada em Zhangmutou, na China.

Um décimo das casas em zonas rurais chinesas estão abandonadas devido à migração da força laboral do país para as grandes cidades. 

A saída de trabalhadores do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida deixou, segundo um estudo publicado recentemente pelo Instituto de Desenvolvimento Rural da Academia Chinesa de Ciências Sociais, deixou 25 milhões de casas abandonadas nas zonas rurais chinesas.

O estudo observou 140 vilas rurais do país e estimou que 10,7% das habitações estão vazias nestas áreas. Este problema é principalmente causado pelo êxodo rural da população, mas de acordo com o jornal chinês Jiemian, tem ainda outra explicação possível.

O Governo chinês tem subsidiado a compra de casas em zonas urbanas para trabalhadores migrantes, aumentando assim a força laboral nas cidades. Além disso, a China proibiu também a venda privada de casas rurais, contribuindo para o aumento do abandono das residências nestas zonas.

A China atravessa atualmente uma das maiores bolhas imobiliárias de sempre. O empresário multimilionário chinês Wang Jianlin é o próprio a admitir o problema, dizendo que o mercado imobiliário chinês é uma enorme e mortal bolha prestes a explodir.

A especulação à volta deste mercado levou a que se registasse um grande desenvolvimento de propriedades comerciais em cidades secundárias para as quais não há procura suficiente. Isto levou a que centenas de edifícios ficassem completamente abandonados, transformando-se quase em “cidades fantasma“.

De acordo com o Boing Boing, Wang acredita que o problema está na subida continua dos preços nas principais cidades chinesas, como Xangai. Por outro lado, têm caído drasticamente nas cidades mais pequenas, onde as propriedades estão a ficar abandonadas.

A crise imobiliária está tão agravada que a indústria de lojas de penhores chinesas têm cerca de 43 mil milhões de dólares em empréstimos pendentes, feitos principalmente para donos de empresas e com as suas casas como garantia. Adicionalmente, estes empréstimos vêm com taxas de juro exorbitantes, que dificultam o seu pagamento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.