Milhares protestam em Londres contra o Brexit

Will Oliver / EPA

Milhares de manifestante em frente ao Parlamento, em Londres, protestam para que Reino Unido permaneça na UE

Milhares de pessoas manifestaram-se sábado no centro de Londres a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, poucos dias antes de o parlamento britânico votar o projecto de lei que eliminará a validade das normas comunitárias após o Brexit.

Os participantes, entre os quais muitos membros do Partido Liberal Democrata, europeísta e quarta força política na Câmara dos Comuns, desfraldaram a bandeira azul com estrelas amarelas da UE durante a marcha, que saiu do Hyde Park em direção à sede do parlamento.

A manifestação, na qual discursam o músico irlandês Bob Geldof e o ex-ministro liberal-democrata Ed Davey, foi convocada pelo novo movimento “Marcha popular pela Europa “, sob o lema “Unir-se, repensar e rejeitar o Brexit“.

No seu site, a organização assegura que a opinião pública do Reino Unido está agora maioritariamente contra a saída da UE e pede que o governo opte por ficar no bloco comunitário.

Segundo os organizadores, não é obrigatório aceitar como conclusivo o referendo de 23 de junho de 2016, no qual 52% dos britânicos votou por sair da União Europeia.

A marcha de protesto acontece a dois dias de os Comuns votarem pela primeira vez o projecto de Lei da Grande Derrogação, que anulará a Acta da Comunidade Europeia de 1972, com a qual o Reino Unido entrou então na Comunidade Económica Europeia, e ao mesmo tempo transfere a aplicação do actual corpo legal da UE para a legislação britânica.

Desta forma, o governo britânico quer ter preparado um novo enquadramento legal para quando o país sair da União Europeia, em 29 de março de 2019.

Após a votação de segunda-feira, o projecto legislativo será submetido a um período de emendas para ser eventualmente votado de forma definitiva pelos Comuns e pelos Lordes.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cristiano Ronaldo regressa a Madrid com um novo hotel

Cristiano Ronaldo, em estreita colaboração com o Grupo Pestana, abriu um novo hotel no centro de Madrid, em Espanha, chamado Pestana CR7 Gran Vía Madrid. O Pestana CR7 Gran Vía Madrid resulta de uma união entre …

FC Porto já perdeu tantas vezes como na época anterior

A época ainda só vai a meio, mas o Porto já perdeu tantos jogos como em cada uma das duas temporadas anteriores. Os 'dragões' perderam seis encontros até ao momento. O FC Porto está longe de …

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …