/

Milhares protestam em Londres contra o Brexit

1

Will Oliver / EPA

Milhares de manifestante em frente ao Parlamento, em Londres, protestam para que Reino Unido permaneça na UE

Milhares de pessoas manifestaram-se sábado no centro de Londres a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, poucos dias antes de o parlamento britânico votar o projecto de lei que eliminará a validade das normas comunitárias após o Brexit.

Os participantes, entre os quais muitos membros do Partido Liberal Democrata, europeísta e quarta força política na Câmara dos Comuns, desfraldaram a bandeira azul com estrelas amarelas da UE durante a marcha, que saiu do Hyde Park em direção à sede do parlamento.

A manifestação, na qual discursam o músico irlandês Bob Geldof e o ex-ministro liberal-democrata Ed Davey, foi convocada pelo novo movimento “Marcha popular pela Europa “, sob o lema “Unir-se, repensar e rejeitar o Brexit“.

No seu site, a organização assegura que a opinião pública do Reino Unido está agora maioritariamente contra a saída da UE e pede que o governo opte por ficar no bloco comunitário.

Segundo os organizadores, não é obrigatório aceitar como conclusivo o referendo de 23 de junho de 2016, no qual 52% dos britânicos votou por sair da União Europeia.

A marcha de protesto acontece a dois dias de os Comuns votarem pela primeira vez o projecto de Lei da Grande Derrogação, que anulará a Acta da Comunidade Europeia de 1972, com a qual o Reino Unido entrou então na Comunidade Económica Europeia, e ao mesmo tempo transfere a aplicação do actual corpo legal da UE para a legislação britânica.

Desta forma, o governo britânico quer ter preparado um novo enquadramento legal para quando o país sair da União Europeia, em 29 de março de 2019.

Após a votação de segunda-feira, o projecto legislativo será submetido a um período de emendas para ser eventualmente votado de forma definitiva pelos Comuns e pelos Lordes.

// EFE

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.