Milhares de pessoas desesperadas fogem ao fogo na Califórnia

Incêndios que se propagaram rapidamente no norte do estado norte-americano da Califórnia, destruindo centenas de casas, obrigaram milhares de pessoas a abandonarem as suas casas, anunciaram as autoridades hoje de madrugada.

Quatro bombeiros ficaram feridos com queimaduras de segundo grau enquanto combatiam as chamas e encontram-se hospitalizados em situação estável.

Os incêndios no condado dos lagos, cuja progressão foi acelerada por ventos fortes e temperaturas elevadas, alastraram a 10.117 hectares, precisou na rede social Twitter o porta-voz dos bombeiros, Daniel Berlant.

O incêndio nos condados de Amador e Calavera cobre uma área de mais de 30.000 hectares de floresta e zonas rurais, segundo os bombeiros. Quase 4.000 bombeiros combatem os incêndios que destruíram já 86 casas e 51 prédios.

As chamas estão a propagar-se para o oeste dos Estados Unidos, atingido este ano pela seca, e poderão ser as mais destruidoras da história.

Os bombeiros da Califórnia despenderam até agora mais de 212 milhões de dólares desde julho e 5.000 bombeiros estão ainda a trabalhar arduamente para apagar os principais incêndios.

A Cruz Vermelha disponibilizou abrigos de emergência para as pessoas que perderam as casas, indicou Daniel Berlant.

Em todo o oeste do país, foram gastos 1,23 mil milhões de dólares e mobilizados mais de 30.000 bombeiros, de acordo com um responsável.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sistema capitalista no seu melhor! Milhares de pessoas em fuga e sem nada de seu, bombeiros feridos, e, mesmo assim, só falam nos milhões gastos!!

RESPONDER

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …