Milhares de clínicas estão a fechar nos Estados Unidos por causa da pandemia

Rammn de la Rocha / EPA

Milhares de clínicas e consultórios médicos estão a fechar nos Estados Unidos devido à pandemia de covid-19, que já matou pelo menos 1.339.130 pessoas no mundo desde que a OMS na China relatou o início da doença em dezembro.

Uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times dá conta que vários consultórios médicos fecharam à medida que a pandemia se espalhou nos Estados Unidos, uma vez que muitos médicos e enfermeiros que trabalhavam nestas clínicas decidiram reformar-se mais cedo ou a procurar empregos menos intensos e exaustivos.

Outras clínicas viram-se sem recursos médicos para operar durante a pandemia.

Este foi o caso da médica Kelly McGregory que, em declarações ao NYT, conta que assim que a sua clínica pediátrica, localizada perto da cidade Minneapolis, começou a prosperar foi obrigada a fechar por causa do novo coronavírus.

“Com uma prática independente sem uma conexão real com um grande sistema de saúde, foi horrível”, disse, confessando que, a certa altura, tinha apenas três máscaras cirúrgicas e que temeu não conseguir garantir a segurança dos seus pacientes.

Acabou por fechar portas: “Foi horrível. [A clínica] era o meu bebé”, lamentou.

Outros tantos profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, decidiram reformar-se mais cedo ou procurar outra profissão, temendo pela própria saúde por causa da sua idade ou das patologias que sofrem. Há ainda quem tenha decidido simplesmente parar de praticar, não sabendo ainda se terão energia para voltar a exercer.

Os números sobre o fecho de clínicas em território norte-americano não são animadores.

Um estudo levado a cabo pela organização sem fins lucrativos Physicians Foundation em julho deste ano, que envolveu 3.500 médicos, concluiu que cerca de 8% dos profissionais relataram que os consultórios onde trabalhavam encerraram nos últimos meses e outros 4% disseram que pretendiam encerrar no próximo ano.

Segundo as contas da associação, terão fechado pelo menos 16.000 consultórios.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pelo novo coronavírus em termos de mortes e casos, com um total até agora de 248.707 óbitos em 11.360.125 casos de infeção registados, segundo o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Pelo menos 4.293.640 pessoas foram declaradas curadas neste país.

  ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …