Milhares de clínicas estão a fechar nos Estados Unidos por causa da pandemia

Rammn de la Rocha / EPA

Milhares de clínicas e consultórios médicos estão a fechar nos Estados Unidos devido à pandemia de covid-19, que já matou pelo menos 1.339.130 pessoas no mundo desde que a OMS na China relatou o início da doença em dezembro.

Uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times dá conta que vários consultórios médicos fecharam à medida que a pandemia se espalhou nos Estados Unidos, uma vez que muitos médicos e enfermeiros que trabalhavam nestas clínicas decidiram reformar-se mais cedo ou a procurar empregos menos intensos e exaustivos.

Outras clínicas viram-se sem recursos médicos para operar durante a pandemia.

Este foi o caso da médica Kelly McGregory que, em declarações ao NYT, conta que assim que a sua clínica pediátrica, localizada perto da cidade Minneapolis, começou a prosperar foi obrigada a fechar por causa do novo coronavírus.

“Com uma prática independente sem uma conexão real com um grande sistema de saúde, foi horrível”, disse, confessando que, a certa altura, tinha apenas três máscaras cirúrgicas e que temeu não conseguir garantir a segurança dos seus pacientes.

Acabou por fechar portas: “Foi horrível. [A clínica] era o meu bebé”, lamentou.

Outros tantos profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, decidiram reformar-se mais cedo ou procurar outra profissão, temendo pela própria saúde por causa da sua idade ou das patologias que sofrem. Há ainda quem tenha decidido simplesmente parar de praticar, não sabendo ainda se terão energia para voltar a exercer.

Os números sobre o fecho de clínicas em território norte-americano não são animadores.

Um estudo levado a cabo pela organização sem fins lucrativos Physicians Foundation em julho deste ano, que envolveu 3.500 médicos, concluiu que cerca de 8% dos profissionais relataram que os consultórios onde trabalhavam encerraram nos últimos meses e outros 4% disseram que pretendiam encerrar no próximo ano.

Segundo as contas da associação, terão fechado pelo menos 16.000 consultórios.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pelo novo coronavírus em termos de mortes e casos, com um total até agora de 248.707 óbitos em 11.360.125 casos de infeção registados, segundo o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Pelo menos 4.293.640 pessoas foram declaradas curadas neste país.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável. A decisão surge …

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso. Segundo o …

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …

A nova tendência em Nova Iorque? Mesas separadas para clientes vacinados

Muitos proprietários do setor da restauração estão a criar zonas especiais para pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19. O motivo? Os clientes querem sentir que estão novamente a viver no mundo antes da …

Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday …

Dados de manifestantes em Lisboa enviados para a Rússia. "É muito grave"

O secretário-geral do PCP afirmou hoje, em Santarém, que, a confirmar-se, "tem gravidade" o envio, pela Câmara de Lisboa, de informação à Rússia sobre cidadãos daquele país que organizaram uma manifestação na capital portuguesa. Fernando …