Milhares de clínicas estão a fechar nos Estados Unidos por causa da pandemia

Rammn de la Rocha / EPA

Milhares de clínicas e consultórios médicos estão a fechar nos Estados Unidos devido à pandemia de covid-19, que já matou pelo menos 1.339.130 pessoas no mundo desde que a OMS na China relatou o início da doença em dezembro.

Uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times dá conta que vários consultórios médicos fecharam à medida que a pandemia se espalhou nos Estados Unidos, uma vez que muitos médicos e enfermeiros que trabalhavam nestas clínicas decidiram reformar-se mais cedo ou a procurar empregos menos intensos e exaustivos.

Outras clínicas viram-se sem recursos médicos para operar durante a pandemia.

Este foi o caso da médica Kelly McGregory que, em declarações ao NYT, conta que assim que a sua clínica pediátrica, localizada perto da cidade Minneapolis, começou a prosperar foi obrigada a fechar por causa do novo coronavírus.

“Com uma prática independente sem uma conexão real com um grande sistema de saúde, foi horrível”, disse, confessando que, a certa altura, tinha apenas três máscaras cirúrgicas e que temeu não conseguir garantir a segurança dos seus pacientes.

Acabou por fechar portas: “Foi horrível. [A clínica] era o meu bebé”, lamentou.

Outros tantos profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, decidiram reformar-se mais cedo ou procurar outra profissão, temendo pela própria saúde por causa da sua idade ou das patologias que sofrem. Há ainda quem tenha decidido simplesmente parar de praticar, não sabendo ainda se terão energia para voltar a exercer.

Os números sobre o fecho de clínicas em território norte-americano não são animadores.

Um estudo levado a cabo pela organização sem fins lucrativos Physicians Foundation em julho deste ano, que envolveu 3.500 médicos, concluiu que cerca de 8% dos profissionais relataram que os consultórios onde trabalhavam encerraram nos últimos meses e outros 4% disseram que pretendiam encerrar no próximo ano.

Segundo as contas da associação, terão fechado pelo menos 16.000 consultórios.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pelo novo coronavírus em termos de mortes e casos, com um total até agora de 248.707 óbitos em 11.360.125 casos de infeção registados, segundo o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Pelo menos 4.293.640 pessoas foram declaradas curadas neste país.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …