Migrantes que destruíram equipamentos no Aeroporto do Porto ficam em prisão preventiva

Os 11 marroquinos que na quinta-feira destruíram equipamentos no centro de acolhimento temporário no aeroporto do Porto vão ficar em prisão preventiva, disse à agência Lusa fonte do Serviço de estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Segundo a fonte, a prisão preventiva foi a medida de coação decidida este sábado para todos os 11 homens, que estão indiciados pelos crimes de motim, sequestro, dano qualificado e ameaça e coação a funcionário.

De acordo com o SEF, estes cidadãos provocaram na quinta-feira “danos materiais em portas, vidros, tubagens e equipamentos” que obrigaram ao encerramento temporário do centro, no aeroporto do Porto.

O SEF explicou à Lusa que 11 cidadãos reagiram “de forma violenta” quando foram notificados, na quinta-feira, da decisão do Tribunal de Loulé que determinou a manutenção nos centros de instalação temporária, por mais 30 dias, de todos os elementos do grupo que desembarcou no Algarve.

Os desacatos fizeram com que os migrantes fossem detidos pelos inspetores do SEF.

A decisão do Tribunal de Loulé foi tomada “enquanto se aguarda autorização das autoridades marroquinas para execução do seu afastamento do território nacional, atentos os constrangimentos vigentes face ao contexto da pandemia de covid-19”, explica o SEF.

“Os cidadãos em causa foram, em devido tempo, notificados da decisão proferida sobre os pedidos de proteção internacional que formularam, os quais foram considerados infundados, pelo que atualmente subsiste o processo de afastamento coercivo”, acrescentou o SEF.

Os 11 migrantes faziam parte do grupo de 22 que, a 15 de junho, foram intercetados pela Polícia Marítima quando estavam prestes a desembarcar numa praia de Loulé, no Algarve. Esse grupo foi dividido. Nove foram colocados no CIT de Faro e os restantes no Porto.

Em julho, alguns migrantes conseguiram fugir das instalações do aeroporto do Porto, mas foram detidos pela PSP quando circulavam na Via Regional Interior que dá acesso ao aeroporto.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.