Migrações: Europa deve colaborar com países de origem

SXC

foto: sxc

foto: sxc

O secretário de Estado Adjunto do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, alertou hoje para a necessidade de uma resposta europeia ao problema da imigração ilegal, que passe nomeadamente pela colaboração com países terceiros.

“Portugal deve continuar, nos fóruns europeus, a chamar a atenção para a necessidade de um conjunto de políticas, que passam pelo aumento da colaboração com países terceiros, da monitorização, da protecção regional e das campanhas de informação”, sustentou o governante, questionado pela Lusa sobre a posição nacional face à imigração ilegal que se dirige à Europa, nalguns casos com acidentes como os frequentes naufrágios em Lampedusa.

Pedro Lomba, que falava à Lusa a propósito do Dia Internacional do Migrante, na próxima quarta-feira, sublinhou que esta matéria não é nacional, antes afectando todos os países da União Europeia, pelo que “tem de existir um trabalho europeu”.

O secretário de Estado Adjunto do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional salientou que a Europa está preocupada com esta matéria e reflexo disso é o facto de os fluxos migratórios estarem na agenda do debate do Conselho Europeu dos próximos dias 19 e 20.

“Essa é uma área muito importante em que a Europa pode ajudar os diferentes Estados a melhorarem a sua colaboração com os países terceiros”, defendeu.

Questionado sobre o facto de alguns países da União Europeia estarem a procurar endurecer as suas políticas de imigração, o secretário de Estado sustentou que, por isso, “a discussão e compromisso são ainda mais importantes e adequados”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sudão aprova criminalização da mutilação genital feminina

O Conselho Soberano, a mais alta autoridade do Sudão, aprovou a criminalização da mutilação genital feminina (MGF), uma prática muito antiga que continua generalizada no país, anunciou o Ministério da Justiça. O Conselho Soberano, composto por …

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado polaco venceu a segunda volta das eleições Presidenciais com 51,21% dos votos, derrotando o liberal Rafal Trzaskowski, anunciou, esta segunda-feira, a Comissão Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral, Andrzej Duda conseguiu a reeleição …

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …