Migaloo, a baleia branca, desapareceu (ou está a brincar às escondidas)

Há mais de dois anos que Migaloo, a icónica baleia branca australiana, não é avistada. Alguma vez a voltaremos a ver?

Em junho de 1991, a bióloga marinha Trish Franklin fotografou uma baleia jubarte  branca na baía de Byron, na Austrália.

Este invulgar espécimen era, na altura, o único exemplar documentado no mundo de uma baleia jubarte completamente branca.

A baleia foi batizada Migaloo, o nome que a comunidade aborígene de Queensland, na Austrália, usa para white fella — “amigo branco”, em tradução livre.

Durante a sua pesquisa em Hervey Bay, Queensland, os biólogos marinhos Trish e Wally Franklin encontraram Migaloo três vezes: em 1992, 1993, and 1998.

Neste terceiro encontro com a baleia branca, que se estima que tenha uns 30 anos, Migaloo teria aproximadamente 9 anos — e estava a cantar. Numa passagem junto ao barco dos investigadores, Wally Franklin gravou a sua balada.

Em 2004, Daniel Cross, investigador da Southern Cross University, conseguiu raspar uma amostra da pele da emblemática baleia.

A análise genética da amostra recolhida por Burns permitiu determinar que Migaloo é uma baleia macho — e que a sua aparência albina resulta de uma variação num gene responsável pela cor da sua pele.

Onde está Migaloo?

Nos últimos 30 anos, Migaloo tem andado a brincar às escondidas com os cientistas e observadores de baleias, que nunca sabem quando ou onde vai aparecer de novo.

Mas há dois anos que ninguém vê Migaloo. E a pergunta na boca de toda a gente é agora “onde anda Migaloo?”.

E alguma vez o veremos de novo?

Uma equipa de cientistas liderada por Vanessa Pirotta, bióloga especializada em mamíferos marinhos, tentou responder a estas questões.

Depois de compilar e analisar uma lista de avistamentos confirmados de Migaloo, a equipa demonstrou que não é invulgar que a baleia branca desapareça por períodos prolongados. Os resultados do seu estudo foram apresentados num artigo publicado no Australian Zoologist.

“Analisando 30 anos de avistamentos desde 1991, há hiatos claros durante os quais não vimos Migaloo”, diz Pirotta ao The Conversation. “Esta pesquisa dá-nos a esperança de que voltaremos a vê-lo no próximo ano“.

Um personagem intrigante

Migaloo é uma baleia claramente reconhecível, por ser totalmente branca — motivo pelo qual se tornou um ícone na população de baleias jubartes na costa leste da Austrália.

A famosa baleia tem mesmo uma conta no Twitter com mais de 10.000 seguidores e um site onde os seus fãs podem registar avistamentos e obter mais informação sobre baleias jubarte.

“Migaloo é um personagem intrigante”, disse Wally Franklin ao ZAP.

Trish e Wally Franklin, fundadores do The Oceania Project, estiveram juntos 60 anos, mais de 30 dos quais a estudar baleias jubarte. Foram pioneiros e tornaram-se verdadeiras lendas na sua área de pesquisa.

A equipa desfez-se o ano passado, após o falecimento de Trish Franklin. Mas a sua pesquisa é também um registo do seu relacionamento, de um casamento, filhos, amor, e da sua devoção à Ciência.

E adorámos cada segundo” dessa vida, disse Trish Franklin em 2019 numa entrevista durante a The World Whale Conference 2019.

Armando Batista, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.