/

Microsoft está a testar data centers submarinos

Microsoft Research / YouTube

Data center submarino da Microsoft a ser testado

Há muito que se sonha com a possibilidade de se viver no fundo do mar, e em breve isso poderá tornar-se uma realidade… para os data centers.

A sempre crescente necessidade de ter mais e mais capacidade de computação tem feito com que se criem cada vez mais e maiores data centers, mas agora a Microsoft avança com uma proposta radical de colocar data centers no fundo do mar.

A ideia poderá parecer idiota, mas depressa somos obrigados a repensar o assunto. Nos data centers actuais gasta-se mais energia a manter o local dentro de temperaturas aceitáveis do que a manter os computadores em funcionamento.

Isto tem feito com que muitos data centers se comecem a deslocar para zonas mais frias, com o inconveniente de ficarem mais distantes das infraestruturas de energia e comunicação, obrigando a investimentos ainda maiores.

Com estes data centers submarinos, a questão da energia gasta em arrefecimento seria dispensada, pois a temperatura da água faria isso sem grandes problemas – os estudos confirmam que não haveria um impacto significativo a nível do aquecimento da água, pois o aumento ligeiro de temperatura só seria notado alguns centímetros em redor dos módulos -, e poderiam também ser colocados perto de centros urbanos ou onde quer que fosse necessário por todo o mundo.

Os testes feitos com um protótipo, que esteve em funcionamento sob a água durante mais de três meses, superaram todas as expectativas – não, o teste não “meteu água” – e viabilizam a continuidade do projecto.

Portanto, não se admire se da próxima vez que vir uma oferta de emprego para um data center, um dos requisitos que lá encontrar for: experiência em mergulho.

Aberto Até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.