Microsoft está a desenvolver uma aplicação capaz de prever crimes

(dr) DreamWorks Pictures

Minority Report, de Steven Spielberg (2002)

Minority Report, de Steven Spielberg (2002)

A Microsoft está a desenvolver uma nova aplicação que aparentemente será o embrião do que vimos no filme Minority Report, filme de ficção científica de Steven Spielberg, estreado em 2002.

De acordo com o vídeo de uma suposta apresentação da gigante de software, descoberto pelo portal Fusion, o programa poderá prever se um dado criminoso irá reincidir ou não no prazo de seis meses.

Quem apresenta a aplicação e explica as suas funcionalidades é o gestor sénior de software de Microsoft, Jeff King.

Durante a apresentação, que tem duração aproximada de uma hora, King explica que a Microsoft fez um esforço de desenvolvimento para criar um programa que irá poder prever o comportamento humano a partir da análise de acontecimentos passados.

Nessa análise, são contabilizados diversos pontos, como se um indivíduo já fez parte de uma gang, se já frequentou um programa de reabilitação, como se comportou durante o período em que ficou preso, e mais uma série de outros factores.

O software não passa para já de um conceito, mas, segundo King, já consegue prever o que acontece com um criminoso, a seis meses de distância, com uma precisão em 91% dos casos.

Muito embora a aplicação não passe de um esboço, a ideia já está a preocupar alguns especialistas em segurança.

Afinal de contas, o que as forças policiais e agências de inteligência poderiam fazer com este tipo de informações? Pior do que isso, como é quem um crime que ainda sequer foi cometido pode levar à detenção de um indivíduo?

“Temo que estes programas estejam a criar um ambiente onde a polícia possa aparecer do nada nas casas das pessoas para a prender, por qualquer motivo”, diz Hanni Fakhoury, advogado da Electronic Frontier Foundation.

Para Jay Stanley, analista sénior de política na American Civil Liberties Union, é preciso ter bastante prudência, principalmente na altura de determinar que tipo de papel esta tecnologia vai ter na sociedade.

“Os dados que alimentam esse algoritmo têm que ser abertos e transparentes, e o que se vai fazer com os resultados precisa de ser analisado minuciosamente”, defende Stanley.

Estaremos a caminho do que Steven Spielberg previu no seu Minority Report, um mundo em que as preocupações com a segurança e a prevenção do crime se sobrepõem às preocupações com a justiça e os direitos das populações?

PARTILHAR

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …