Michio Kaku: Encontraremos vida alienígena em breve (mas contactá-la é uma “ideia terrível”)

O teórico da Teoria das Cordas Michio Kaku acredita que o Telescópio Espacial James Webb vai encontrar vida noutros planetas, mas defende que não é boa ideia contactar com estes potenciais alienígenas.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o professor de física teórica do New York City College falou sobre o seu próximo livro “The God Equation” e disse acreditar que estamos no caminho certo para descobrir vida alienígena dentro de um século.

“Em breve teremos o telescópio [Webb] em órbita e teremos milhares de planetas para observar”, disse Kaku. “É por isso que acho que as hipóteses de entrarmos em contacto com uma civilização alienígena são bastantes altas.”

No entanto, o teórico da Teoria das Cordas não acredita que devêssemos contactar logo com outras formas de vida – mesmo que as encontrássemos.

“Há alguns colegas meus que acreditam que devemos entrar em contacto com eles. Acho que é uma ideia terrível”, disse Kaku. “Agora, pessoalmente, acho que os alienígenas lá fora seriam amigáveis, mas não podemos apostar nisso. Portanto, acho que faremos contacto, mas devemos fazê-lo com muito cuidado”.

“Todos sabemos o que aconteceu com Montezuma quando conheceu Cortés no México há tantas centenas de anos”, recordou.

Segundo o IFLScience, as forças espanholas lideradas por Cortés massacraram os astecas desarmados até “o sangue dos guerreiros escorrer como água”, o que não parece um desfecho ideal para o primeiro contacto com a vida alienígena.

Kaku já tinha mencionado esta ideia no passado, explicando que embora acredite que a vida alienígena será principalmente pacífica – dado que provavelmente encontraremos civilizações milhares ou talvez milhões de anos anteriores aos seres humanos atuais -, isso não significa que devemos arriscar.

“Não podemos correr o risco”, disse o físico teórico, em declarações ao BigThink em 2018. “Não devemos tentar anunciar a nossa existência à vida alienígena no espaço sideral pelo facto de não sabermos as suas intenções.”

Segundo Kaku, o perigo não é que os alienígenas sejam “maus” em si, mas que possam nem se importar connosco. O cientista comparou a nossa posição no Universo à de um veado na floresta. Enquanto os caçadores na floresta representam uma ameaça para os veados, o perigo real vem de empreendedores que podem pavimentar a floresta e, assim, destruir o meio ambiente.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se existirem civilizações com milhares de anos de avanço em relação a nossa já nos descobriram de certeza, e não querem saber destes selvagens primitivos que se matam uns aos outros e destroem o único planeta onde habitam
    Ou então estão caladinhos a ver se não os contagiamos com a nossa estupidez

  2. Um teórico?? Então vive a vender teorias não da conspiração mas “científicas” …. o que vale 0 no mundo real… de certeza que não foi um “teórico” que criou um chip de computador …. se então fosse ainda estava num paper científico que poucos percebem os jargões e poucos pares de teóricos os lêem. Bluebeam

    • Este teórico que a notícia refere construiu um mini-acelerador de partículas quando frequentava o liceu… e se a teoria vale zero, então a matemática não serve para nada, pois é tudo teórico, nunca vi ninguém construir uma casa com números.

  3. concerteza que encontraremos vida em outros planetas….nao sera como pensamos. ..

    Em todo o caso poderemos nunca encontrar seres como nos….

    se descobrirmos, estara tao longe que nem nos proximos 100 anos teremos uma solucao para la chegar…

RESPONDER

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …