Michio Kaku: Encontraremos vida alienígena em breve (mas contactá-la é uma “ideia terrível”)

O teórico da Teoria das Cordas Michio Kaku acredita que o Telescópio Espacial James Webb vai encontrar vida noutros planetas, mas defende que não é boa ideia contactar com estes potenciais alienígenas.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o professor de física teórica do New York City College falou sobre o seu próximo livro “The God Equation” e disse acreditar que estamos no caminho certo para descobrir vida alienígena dentro de um século.

“Em breve teremos o telescópio [Webb] em órbita e teremos milhares de planetas para observar”, disse Kaku. “É por isso que acho que as hipóteses de entrarmos em contacto com uma civilização alienígena são bastantes altas.”

No entanto, o teórico da Teoria das Cordas não acredita que devêssemos contactar logo com outras formas de vida – mesmo que as encontrássemos.

“Há alguns colegas meus que acreditam que devemos entrar em contacto com eles. Acho que é uma ideia terrível”, disse Kaku. “Agora, pessoalmente, acho que os alienígenas lá fora seriam amigáveis, mas não podemos apostar nisso. Portanto, acho que faremos contacto, mas devemos fazê-lo com muito cuidado”.

“Todos sabemos o que aconteceu com Montezuma quando conheceu Cortés no México há tantas centenas de anos”, recordou.

Segundo o IFLScience, as forças espanholas lideradas por Cortés massacraram os astecas desarmados até “o sangue dos guerreiros escorrer como água”, o que não parece um desfecho ideal para o primeiro contacto com a vida alienígena.

Kaku já tinha mencionado esta ideia no passado, explicando que embora acredite que a vida alienígena será principalmente pacífica – dado que provavelmente encontraremos civilizações milhares ou talvez milhões de anos anteriores aos seres humanos atuais -, isso não significa que devemos arriscar.

“Não podemos correr o risco”, disse o físico teórico, em declarações ao BigThink em 2018. “Não devemos tentar anunciar a nossa existência à vida alienígena no espaço sideral pelo facto de não sabermos as suas intenções.”

Segundo Kaku, o perigo não é que os alienígenas sejam “maus” em si, mas que possam nem se importar connosco. O cientista comparou a nossa posição no Universo à de um veado na floresta. Enquanto os caçadores na floresta representam uma ameaça para os veados, o perigo real vem de empreendedores que podem pavimentar a floresta e, assim, destruir o meio ambiente.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se existirem civilizações com milhares de anos de avanço em relação a nossa já nos descobriram de certeza, e não querem saber destes selvagens primitivos que se matam uns aos outros e destroem o único planeta onde habitam
    Ou então estão caladinhos a ver se não os contagiamos com a nossa estupidez

  2. Um teórico?? Então vive a vender teorias não da conspiração mas “científicas” …. o que vale 0 no mundo real… de certeza que não foi um “teórico” que criou um chip de computador …. se então fosse ainda estava num paper científico que poucos percebem os jargões e poucos pares de teóricos os lêem. Bluebeam

    • Este teórico que a notícia refere construiu um mini-acelerador de partículas quando frequentava o liceu… e se a teoria vale zero, então a matemática não serve para nada, pois é tudo teórico, nunca vi ninguém construir uma casa com números.

  3. concerteza que encontraremos vida em outros planetas….nao sera como pensamos. ..

    Em todo o caso poderemos nunca encontrar seres como nos….

    se descobrirmos, estara tao longe que nem nos proximos 100 anos teremos uma solucao para la chegar…

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …