Michio Kaku: Encontraremos vida alienígena em breve (mas contactá-la é uma “ideia terrível”)

O teórico da Teoria das Cordas Michio Kaku acredita que o Telescópio Espacial James Webb vai encontrar vida noutros planetas, mas defende que não é boa ideia contactar com estes potenciais alienígenas.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o professor de física teórica do New York City College falou sobre o seu próximo livro “The God Equation” e disse acreditar que estamos no caminho certo para descobrir vida alienígena dentro de um século.

“Em breve teremos o telescópio [Webb] em órbita e teremos milhares de planetas para observar”, disse Kaku. “É por isso que acho que as hipóteses de entrarmos em contacto com uma civilização alienígena são bastantes altas.”

No entanto, o teórico da Teoria das Cordas não acredita que devêssemos contactar logo com outras formas de vida – mesmo que as encontrássemos.

“Há alguns colegas meus que acreditam que devemos entrar em contacto com eles. Acho que é uma ideia terrível”, disse Kaku. “Agora, pessoalmente, acho que os alienígenas lá fora seriam amigáveis, mas não podemos apostar nisso. Portanto, acho que faremos contacto, mas devemos fazê-lo com muito cuidado”.

“Todos sabemos o que aconteceu com Montezuma quando conheceu Cortés no México há tantas centenas de anos”, recordou.

Segundo o IFLScience, as forças espanholas lideradas por Cortés massacraram os astecas desarmados até “o sangue dos guerreiros escorrer como água”, o que não parece um desfecho ideal para o primeiro contacto com a vida alienígena.

Kaku já tinha mencionado esta ideia no passado, explicando que embora acredite que a vida alienígena será principalmente pacífica – dado que provavelmente encontraremos civilizações milhares ou talvez milhões de anos anteriores aos seres humanos atuais -, isso não significa que devemos arriscar.

“Não podemos correr o risco”, disse o físico teórico, em declarações ao BigThink em 2018. “Não devemos tentar anunciar a nossa existência à vida alienígena no espaço sideral pelo facto de não sabermos as suas intenções.”

Segundo Kaku, o perigo não é que os alienígenas sejam “maus” em si, mas que possam nem se importar connosco. O cientista comparou a nossa posição no Universo à de um veado na floresta. Enquanto os caçadores na floresta representam uma ameaça para os veados, o perigo real vem de empreendedores que podem pavimentar a floresta e, assim, destruir o meio ambiente.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se existirem civilizações com milhares de anos de avanço em relação a nossa já nos descobriram de certeza, e não querem saber destes selvagens primitivos que se matam uns aos outros e destroem o único planeta onde habitam
    Ou então estão caladinhos a ver se não os contagiamos com a nossa estupidez

  2. Um teórico?? Então vive a vender teorias não da conspiração mas “científicas” …. o que vale 0 no mundo real… de certeza que não foi um “teórico” que criou um chip de computador …. se então fosse ainda estava num paper científico que poucos percebem os jargões e poucos pares de teóricos os lêem. Bluebeam

    • Este teórico que a notícia refere construiu um mini-acelerador de partículas quando frequentava o liceu… e se a teoria vale zero, então a matemática não serve para nada, pois é tudo teórico, nunca vi ninguém construir uma casa com números.

  3. concerteza que encontraremos vida em outros planetas….nao sera como pensamos. ..

    Em todo o caso poderemos nunca encontrar seres como nos….

    se descobrirmos, estara tao longe que nem nos proximos 100 anos teremos uma solucao para la chegar…

RESPONDER

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …

China pede a membro do Governo japonês que beba água de Fukushima

O Japão garante que a água de Fukushima que vai despejar no Pacífico não representa nenhum perigo para a saúde e pode até ser consumida. Para o provar a China pediu a um oficial japonês …

Emirados Árabes Unidos anunciaram a primeira mulher astronauta da história do país

Nora Al-Matrooshi é a primeira mulher astronauta dos Emirados. A contratação é vista como um marco histórico para os Emirados Árabes Unidos. Nora foi escolhida para o programa Sheik Mohammed. Os Emirados Árabes Unidos contrataram a …

Investigação sobre cultivo de células humanas em macacos é "mais um passo" para compreender doenças

Investigadores de instituições chinesas e norte-americanas conseguiram integrar células humanas em embriões de macacos, um avanço na pesquisa biomédica sobre determinadas doenças e transplante de órgãos, defende um estudo hoje divulgado. "Um objetivo importante da biologia …

Elisa Ferreira considera que Portugal está a ser "bem-sucedido" na Presidência da UE

A comissária europeia Elisa Ferreira considera que a presidência portuguesa do Conselho da UE está a ser “reconhecidamente bem-sucedida”, ao conseguir fazer avançar dossiês num contexto particularmente difícil, ainda “em plena crise” de covid-19. Em entrevista …

Suspeitas de efeitos secundários das vacinas na UE representam 0,3%

De acordo com os dados da plataforma europeia de vigilância de reações adversas, até terça-feira tinham sido notificadas 163.582 suspeitas de efeitos secundários da vacina da AstraZeneca (Vaxzevria), 106.375 da Pfizer, 14.235 da Moderna e …

Sandra Cunha, deputada do BE, renuncia ao cargo. Está a ser investigada por falsa morada

A deputada do Bloco de Esquerda, Sandra Cunha, eleita pelo círculo de Setúbal, pediu a renúncia ao mandato na Assembleia da República nesta quinta-feira. Segundo o Público, Sandra Cunha está a ser investigada pelo Ministério Público …

Quénia. ONU cria plano "sustentável" para fechar campos que abrigam 430.000 refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados da Organização das Nações Unidas (ACNUR) entregou ao governo queniano propostas "sustentáveis ​​e baseadas em direitos" para o encerramento dos campos de refugiados de Dadaab e de …

Vacina portuguesa com resultados promissores nos ensaios pré-clínicos em animais

Os ensaios pré-clínicos, em animais, da vacina portuguesa contra o novo coronavírus, que está a ser desenvolvida na Immunethep, em Cantanhede, distrito de Coimbra, revelam resultados promissores na capacidade de produção de anticorpos específicos, foi …