Ex-presidente brasileiro Michel Temer detido

Beto Barata / PR

Michel Temer

A polícia federal brasileira deteve hoje o ex-Presidente do Brasil Michel Temer e tenta cumprir um mandado de prisão contra o ex-ministro Moreira Franco a pedido dos investigadores da Operação Lava Jato do Rio de Janeiro.

A task force da Operação Lava Jato deteve na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o ex-presidente da República do Brasil Michel Temer.

O ex-ministro das Minas e Energia, Moreira Franco, viu também ser emitido um mandado de captura, mas não há ainda informação de que a ordem judicial tenha sido cumprida. Os mandados foram emitidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal brasileira tentava desde esta quarta-feira localizar, sem sucesso, o paradeiro de Temer, razão pela qual a sua detenção apenas foi concretizada esta quinta-feira.

De acordo com o jornal O Globo, há ainda um mandado de prisão contra o ex-ministro da Casa Civil de Temer, Eliseu Padilha. O jornal adianta que a decisão judicial tem origem em denúncias, sob a forma de delação premiada, do economista Lúcio Funaro, envolvido em vários processos de suborno, lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Em delação homologada em 2017, Funaro terá detalhado esquemas de suborno orquestrados por responsáveis do antigo PMDB, partido de Michel Temer, e explicado como funcionava o esquema montado para evitar que outros alvos da Lava Jato assinassem acordos de colaboração.

Temer está a ser investigado em quatro processos por crimes como corrupção passiva, liderança de organização criminosa, obstrução à Justiça e lavagem de dinheiro. Num dos processos, o ex-presidente é investigado por corrupção passiva como destinatário de 500 mil reais apreendidos a um ex-assessor.

Outra das acusações incide sobre a célebre expressão “tem que manter isso aí”, na qual Temer é acusado de chefiar uma organização criminosa e de tentar obstruir a Justiça, comprando o silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

De acordo com as acusações da justiça, Temer estará ainda envolvido em pagamentos ilícitos ao MDB, num um total de 36 milhões de reais (cerca de 10 milhões de euros), a troco de benefícios a empresas do sector portuário.

Michel Temer, antigo vice-presidente de Dilma Rousseff, subiu à presidência na sequência do ‘impeachment’ que afastou a antiga presidente do cargo, no meio do escândalo de corrupção generalizada que levou vários políticos e governantes brasileiros à prisão – entre os quais o antigo presidente Lula da Silva.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …