Ex-presidente brasileiro Michel Temer detido

Beto Barata / PR

Michel Temer

A polícia federal brasileira deteve hoje o ex-Presidente do Brasil Michel Temer e tenta cumprir um mandado de prisão contra o ex-ministro Moreira Franco a pedido dos investigadores da Operação Lava Jato do Rio de Janeiro.

A task force da Operação Lava Jato deteve na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o ex-presidente da República do Brasil Michel Temer.

O ex-ministro das Minas e Energia, Moreira Franco, viu também ser emitido um mandado de captura, mas não há ainda informação de que a ordem judicial tenha sido cumprida. Os mandados foram emitidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal brasileira tentava desde esta quarta-feira localizar, sem sucesso, o paradeiro de Temer, razão pela qual a sua detenção apenas foi concretizada esta quinta-feira.

De acordo com o jornal O Globo, há ainda um mandado de prisão contra o ex-ministro da Casa Civil de Temer, Eliseu Padilha. O jornal adianta que a decisão judicial tem origem em denúncias, sob a forma de delação premiada, do economista Lúcio Funaro, envolvido em vários processos de suborno, lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Em delação homologada em 2017, Funaro terá detalhado esquemas de suborno orquestrados por responsáveis do antigo PMDB, partido de Michel Temer, e explicado como funcionava o esquema montado para evitar que outros alvos da Lava Jato assinassem acordos de colaboração.

Temer está a ser investigado em quatro processos por crimes como corrupção passiva, liderança de organização criminosa, obstrução à Justiça e lavagem de dinheiro. Num dos processos, o ex-presidente é investigado por corrupção passiva como destinatário de 500 mil reais apreendidos a um ex-assessor.

Outra das acusações incide sobre a célebre expressão “tem que manter isso aí”, na qual Temer é acusado de chefiar uma organização criminosa e de tentar obstruir a Justiça, comprando o silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

De acordo com as acusações da justiça, Temer estará ainda envolvido em pagamentos ilícitos ao MDB, num um total de 36 milhões de reais (cerca de 10 milhões de euros), a troco de benefícios a empresas do sector portuário.

Michel Temer, antigo vice-presidente de Dilma Rousseff, subiu à presidência na sequência do ‘impeachment’ que afastou a antiga presidente do cargo, no meio do escândalo de corrupção generalizada que levou vários políticos e governantes brasileiros à prisão – entre os quais o antigo presidente Lula da Silva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …