Ex-presidente brasileiro Michel Temer detido

Beto Barata / PR

Michel Temer

A polícia federal brasileira deteve hoje o ex-Presidente do Brasil Michel Temer e tenta cumprir um mandado de prisão contra o ex-ministro Moreira Franco a pedido dos investigadores da Operação Lava Jato do Rio de Janeiro.

A task force da Operação Lava Jato deteve na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o ex-presidente da República do Brasil Michel Temer.

O ex-ministro das Minas e Energia, Moreira Franco, viu também ser emitido um mandado de captura, mas não há ainda informação de que a ordem judicial tenha sido cumprida. Os mandados foram emitidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal brasileira tentava desde esta quarta-feira localizar, sem sucesso, o paradeiro de Temer, razão pela qual a sua detenção apenas foi concretizada esta quinta-feira.

De acordo com o jornal O Globo, há ainda um mandado de prisão contra o ex-ministro da Casa Civil de Temer, Eliseu Padilha. O jornal adianta que a decisão judicial tem origem em denúncias, sob a forma de delação premiada, do economista Lúcio Funaro, envolvido em vários processos de suborno, lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Em delação homologada em 2017, Funaro terá detalhado esquemas de suborno orquestrados por responsáveis do antigo PMDB, partido de Michel Temer, e explicado como funcionava o esquema montado para evitar que outros alvos da Lava Jato assinassem acordos de colaboração.

Temer está a ser investigado em quatro processos por crimes como corrupção passiva, liderança de organização criminosa, obstrução à Justiça e lavagem de dinheiro. Num dos processos, o ex-presidente é investigado por corrupção passiva como destinatário de 500 mil reais apreendidos a um ex-assessor.

Outra das acusações incide sobre a célebre expressão “tem que manter isso aí”, na qual Temer é acusado de chefiar uma organização criminosa e de tentar obstruir a Justiça, comprando o silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

De acordo com as acusações da justiça, Temer estará ainda envolvido em pagamentos ilícitos ao MDB, num um total de 36 milhões de reais (cerca de 10 milhões de euros), a troco de benefícios a empresas do sector portuário.

Michel Temer, antigo vice-presidente de Dilma Rousseff, subiu à presidência na sequência do ‘impeachment’ que afastou a antiga presidente do cargo, no meio do escândalo de corrupção generalizada que levou vários políticos e governantes brasileiros à prisão – entre os quais o antigo presidente Lula da Silva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …

Benfica critica presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa

O diretor de comunicação do SL Benfica, Luís Bernardo, criticou, esta quarta-feira, a presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa às eleições para a presidência do FC Porto. "Já não bastava o nível …

Costa e Silva prevê recuperação económica lenta e defende "pacto entre Estado e empresas"

Em entrevista à agência Lusa, António Costa Silva, responsável no plano de relançamento da economia, prevê uma recuperação lenta e sugere um pacto entre Estado e empresas. António Costa Silva, gestor nomeado pelo primeiro-ministro para coordenar …

Ver o "Joker" não nos torna mais empáticos com os doentes mentais – pelo contrário

Um novo estudo encontro uma associação entre ver o filme "Joker" e um aumento no preconceito em relação a pessoas com doenças mentais. O filme "Joker" (2019), realizado por Todd Phillips, foi um verdadeiro sucesso de …

Polícia que pressionou pescoço de George Floyd acusado de homicídio intencional. Todos os agentes acusados

O Ministério Público norte-americano agravou esta quarta-feira para homicídio em segundo grau a acusação do agente da polícia que pressionou o pescoço de George Floyd durante minutos e, pela primeira vez, acusou formalmente os três …

Ministra volta atrás, descarta congelamento das carreiras e admite aumentos na Função Pública

Esta segunda-feira, a ministra da Administação Pública disse, em entrevista à Antena 1, que não poda excluir o congelamento das carreiras. Já na quarta-feira, em declarações à TSF, Alexandra Leitão mudou o discurso. Em entrevista à …

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …