Cidade do México pondera celebrar o Dia dos Mortos virtualmente

A Cidade do México pondera celebrar o habitual desfile do Dia dos Mortos, celebrado a 2 de novembro, virtualmente devido à pandemia de covid-19.

Em declarações aos média locais, a diretora do Fundo de Promoção Turística da Cidade, Paola Félix Díaz, disse que esta é uma das opções em cima da mesa para realizar o evento, observando que no desfile do ano passado compareceram mais de 2 milhões de pessoas, tendo a celebração também sido transmitida ao vivo.

Félix Díaz sublinhou que este símbolo nacional representa uma oportunidade de prestar homenagem às pessoas que morreram na sequência da covid-19, sendo simultaneamente “um lembrete de todas as tradições que não podem ser travadas”.

“No final, o importante será mudar o que é este grande desfile na Cidade do México, que gera impactos muito significativos a nível internacional”, defendeu.

A transmissão virtual é apenas uma das hipóteses que estão a ser estudadas pelas autoridades. O México considera também drive-ins ou passeios de carro para celebrar a festividade, que todos os anos leva milhares de turistas à cidade.

A pandemia de covid-19 não parece dar tréguas em território mexicano, que atingiu esta quinta-feira mais de 40.000 vítimas mortais. O Presidente mexicano tem desvalorizou a importância do uso de máscara para conter o vírus.

“Se a máscara fosse uma opção para a reativação da economia, passaria a usá-la imediatamente”, disse López Obrador, citado pela agência Associated Press. “Mas não é assim. Sigo as recomendações dos médicos, dos cientistas”, acrescentou o governante.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …

Pfizer e Moderna aumentaram preços das vacinas, revela Financial Times

As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram o preço das suas vacinas contra a covid-19 nos últimos contratos de fornecimento à União Europeia (UE), subindo 25% e 13%, respetivamente, informou esta segunda-feira o Financial Times (FT). Os …

Após o assassinato de Noor Mukadam, Paquistão tem "epidemia de terrorismo de género" em mãos

Noor Mukadam foi alegadamente torturada e decapitada pelo filho de um magnata paquistanês. O país vê-se agora com uma "epidemia de terrorismo de género" em mãos. Zahir Zakir Jaffer foi detido por suspeita do assassinato premeditado …

"Prelúdio indesejável". Irmã de Kim Jong-un avisa Coreia do Sul sobre manobras militares com EUA

Kim Yo-jong, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou a Coreia do Sul sobre o impacto negativo da realização de manobras militares conjuntas com os Estados Unidos da América (EUA) para a recente reaproximação …