Wikileaks: EUA “desiludidos” com nega, enquanto México oferece asilo a Assange

Facundo Arrizabalaga / EPA

Os Estados Unidos manifestaram-se hoje “extremamente desiludidos” com a recusa da extradição de fundador da WikiLeaks para o país, enquanto o México ofereceu asilo a Julian Assange e a companheira do ativista saudou a vitória da justiça.

Em Washington, num comunicado, o Departamento da Justiça norte-americano afirmou-se “extremamente desiludido” com a recusa da justiça britânica em extraditar Assange, garantindo, no entanto, que os Estados Unidos irão continuar a exigir a extradição.

Na Cidade do México, o Presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, ofereceu asilo político ao fundador da WikiLeaks, tendo indicado que irá pedir ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que tome as disposições necessárias para solicitar ao Governo britânico a libertação de Assange.

“Tudo para que o México lhe possa oferecer asilo político”, sublinhou Obrador, numa conferência de imprensa.

Por seu lado, em Londres, Stella Morris, companheira de Assange, saudou o que considerou ser “um primeiro passo da justiça”, após a recusa da justiça britânica em extraditar o fundador da WikiLeaks para os Estados Unidos.

“Hoje, o dia fica marcado por uma vitória para Julian […], um primeiro passo para a justiça nessa questão”, declarou a advogada à imprensa no tribunal criminal de Old Bailey, em Londres.

Stella Morris apelou ainda ao Governo norte-americano a “pôr fim às perseguições” a Assange.

A justiça britânica rejeitou o pedido de extradição do fundador do WikiLeaks para os Estados Unidos, que pretendem julgá-lo por espionagem após a divulgação de centenas de milhares de documentos confidenciais.

A decisão proferida pela juíza Vanessa Baraitser, do Tribunal Criminal de Old Bailey, em Londres, é suscetível de recurso.

A juíza argumentou que a extradição seria prejudicial para a saúde mental de Assange, tendo considerado que ficou “demonstrado” que o australiano, de 49 anos, apresenta risco de cometer suicídio caso seja julgado nos EUA, onde provavelmente será mantido em condições de isolamento.

A justiça norte-americana quer julgar o australiano por este ter divulgado, desde 2010, mais de 700.000 documentos confidenciais sobre atividades militares e diplomáticas dos EUA, principalmente no Iraque e no Afeganistão.

Assange é acusado pelos Estados Unidos de cerca de duas dezenas de crimes, incluindo espionagem e divulgação de documentos diplomáticos e militares confidenciais, arriscando até 175 anos de prisão caso seja considerado culpado.

O Ministério Público britânico, em representação da justiça norte-americana, já indicou que vai recorrer da decisão do Tribunal Criminal de Old Bailey.

A decisão da justiça britânica foi já saudada também pela Amnistia Internacional (AI), que frisou, porém, as “motivações políticas” que marcam o processo.

“Congratulamo-nos com o facto de Julian Assange não ser enviado para os Estados Unidos e de o tribunal ter reconhecido que, devido aos seus problemas de saúde, ele correria o risco de sofrer maus-tratos no sistema prisional dos EUA”, afirmou o diretor para a Europa da AI, Nils Muižnieks, num comunicado.

Em Moscovo, o ex-consultor de inteligência dos Estados Unidos, Edward Snowden, também saudou a recusa da justiça britânica em extraditar Assange para os Estados Unidos, esperando que tal seja “o fim” dos processos contra o fundador do WikiLeaks.

“Que este seja o fim (do caso)”, escreveu Edward Snowden na sua conta da rede social Twitter, respondendo a uma mensagem que relatava a decisão do tribunal britânico, que justificou a decisão com o risco de suicídio de Assange.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …