Andar de metro em Buenos Aires vai ser grátis quando as escadas rolantes não funcionarem

O juiz argentino Roberto Andrés Gallardo decidiu esta semana que será grátis viajar de metro em Buenos Aires quando as escadas rolantes ou os elevadores não funcionarem nas estações.

Assim, foi estabelecido que “todos os utilizadores do serviço de transporte subterrâneo (SUBTE) que ao entrar ou sair de uma estação de rede não possam usar os meios mecânicos de elevação (escadas rolantes ou elevadores) porque estão fora de serviço naquele momento, estarão isentos de pagar a taxa fixa para aceder ao serviço regular”.

Caso isto seja verificado ao sair do metro, as pessoas afetadas “sem distinção nas suas habilidades motoras” poderão solicitar na bilheteira que o valor do bilhete seja devolvido. Além disso, o magistrado ordenou a empresa Metrovías – concessionário do serviço – para realizar as reparações correspondentes.

Há dois anos chegou a primeira denúncia, impulsionada por um comerciante da galeria sul, localizada debaixo do Obelisco de Buenos Aires. O homem tem mobilidade reduzida e teve de pagar a duas pessoas para que o ajudassem a chegar ao local porque os elevadores não funcionavam.

Na última inspeção realizada a 7 de fevereiro de 2019, foram verificadas “51 meios de acessibilidade sem operação”.

O juiz Gallardo apontou que “parecia que, apesar de mais de dois anos desde o início do caso, as decisões jurisdicionais, as sanções punitivas, as necessidades dos utilizadores e as obrigações contratuais assumidas pelo operador do serviço de Transportes, a Metrovías SA estava desinteressada em garantir a operação eficiente de elevadores e escadas rolantes instaladas em estações subterrâneas”.

O governo da cidade de Buenos Aires rejeitou a sentença e disse que vão tentar revertê-la. Isto foi confirmado por Eduardo de Montmollin, proprietário da Subterráneos de Buenos Aires Sociedad de Estado (Sbase), a empresa pública que detém toda a infra-estrutura do serviço, segundo o Russia Today.

“Apelamos porque o que não recolheremos com a taxa, acabarão por pagar todos os moradores da cidade”, disse à imprensa.

O funcionário explicou que “o índice de funcionamento das escadas rolantes é de 94%”. “94% das horas disponíveis em que teriam de funcionar, estão a funcionar. Isto quer dizer que funcionam 94% do tempo“, enfatizou, acrescentando que “de 370 vias mecânicas de acesso, 340 funcionam normalmente”.

Por fim, rejeitou que as responsabilidades fossem da empresa privada Metrovías. “Há vandalismo e, às vezes, são os passageiros que impedem o funcionamento das escadas rolantes”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …

Num só dia, derreteu 40% da área superficial da Gronelândia (e há fotografias)

Uma fotografia divulgada no Twitter do climatologista dinamarquês Rasmus Tonboe ilustra o degelo que ocorre na Gronelândia, evidenciando algumas das consequências que podem ser desencadeadas pelo fenómeno.   A imagem, que mostra um trenó a ser …