/

Cientistas revelam o único método capaz de evitar uma catástrofe climática

10

Cientistas de três centros universitários adiantam que o único método eficaz para combater os efeitos das alterações climáticas sem prejudicar o meio ambiente é a geoengenharia e as emissões de aerossóis.

Um dos principais equívocos inerentes à geoengenharia solar (colocar aerossóis na atmosfera para refletir a luz do Sol e reduzir o aquecimento global) é que poderia ser usada como uma solução viável para reverter as tendências do aquecimento global e trazer a temperatura de volta aos níveis pré-industrias.

Mas desengane-se: não é assim tão linear. A aplicação de enormes doses de geoengenharia solar para compensar todo o aquecimento do aumento dos níveis atmosféricos de C02 poderia piorar o problema climático – particularmente os padrões de precipitação – em certas regiões.

No entanto, doses menores de geoengenharia solar aliadas a cortes de emissões poderiam ser a arma fatal para erradicar os riscos das mudanças climáticas.

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Harvard, em colaboração com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e com a Universidade de Princeton, descobriu que se a geoengenharia solar for usada para reduzir para metade os aumentos da temperatura global, pode haver benefícios à escala mundial.

Na prática, o que os cientistas defendem é que é possível determinar um nível seguro de emissões de aerossóis na atmosfera de maneira a que estes reflitam a luz solar e reduzam o aquecimento global. O artigo científico foi publicado recentemente na Nature Climate Change.

“Alguns dos problemas identificados em estudos anteriores são exemplos do velho ditado de que a dose é o veneno“, disse David Keith, professor de física aplicada da Universidade de Harvard e principal autor do estudo, citada pelo Phys.org.

Os cientistas desenvolveram assim um modelo climático de chuvas extremas e ciclones tropicais para determinar o efeito da geoengenharia em diferentes regiões da Terra. Foram determinados os índices extremos de temperatura e precipitação, a disponibilidade de água doce e a intensidade dos furacões.

As emissões de aerossóis na atmosfera reduzem o aumento da temperatura global para metade, têm um efeito favorável no abastecimento de água e na precipitação em várias regiões, compensando o aumento (em mais de 85%) dos desastres naturais.

Ao mesmo tempo, menos de 0,5% dos territórios seriam afetados negativamente pelos métodos da geoengenharia. Estas regiões afetadas são caracterizadas pela resiliência ao aquecimento global, afirmam os cientistas.

Estes resultados refutam a opinião de que os aerossóis podem agravar significativamente a situação climática da Terra. Para evitar um efeito negativo, é necessário calcular corretamente a quantidade admissível de aerossóis emitidos para a atmosfera, advertem os especialistas.

Segundo a investigação, este é o único método para combater eficazmente os efeitos das mudanças climáticas.Uma outra opção seria reduzir ,imediatamente as emissões de gases de efeito de estufa. No entanto, neste último caso, o aquecimento só poderia ser interrompido se todas as instalações elétricas, fábricas e mesmo automóveis fossem rapidamente desativados –  e isso parece (muito) improvável.

Muitos cientistas acreditam que a Humanidade já perdeu a oportunidade de evitar uma catástrofe climática causada pelo aumento da temperatura média da Terra em mais de 1,5 graus Celsius. A única esperança reside, assim, nos métodos de geoengenharia.

ZAP //

10 Comments

  1. Quais alterações climáticas? Só se for o maior inverno em 100 anos na Europa em 2017. O nivel de agua do oceano está perfeitamente estável, raramente o clima do planeta esteve tão estável como nas ultimas décadas

      • Eu nao sou optimista sou realista. Alguma vez viu a praça do Comércio debaixo da água do mar? Isso é realidade, o inverno de 2017 também

      • Pois é, você Joaquim e o Sujeito devem ser mesmo citadinos daqueles que provavelmente até a vossa cidade mal conhecem, bem se vê que não convivem com a natureza e como tal nada se poderão aperceber do que vai acontecendo das próprias espécies até que vão desaparecendo, é lamentável mas por vezes o progresso das cidades leva as pessoas a um atraso global.

  2. Sim, o mitico aquecimento global ja’ se transformou numa nova especie de religiao.
    Lavam-nos os cerebros com essa treta.
    E ate’ arregimentam criancinhas para irem aas ruas com cartazes de coisas que elas nao compreendem.
    O dito aquecimento global e’ a maior impostura da historia da Ciencia.

  3. “geoengenharia solar para compensar todo o aquecimento do aumento dos níveis atmosféricos de C02 poderia piorar o problema climático”

    Não “poderia”. PODERÁ.

    “Poderia” implica que já não pode.
    “Poderá” significa que poderá.

    • Caro Sujeito,
      Obrigado pelo seu reparo.
      “Poderia”, futuro do pretérito do verbo poder, na sua forma condicional, significa algo que pode acontecer (ou não), dependendo de uma hipótese ou suposição.

  4. Geoengenharia… fazem parecer uma coisa nova, mas na verdade já andam a fazer-nos de cobaias há muuuuuito tempo.
    Para quem não esteve atento estes anos todos, pesquisem sobre a “teoria” da conspiração dos chemtrails.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.