Meteorito marciano vai voltar a casa graças ao rover Perseverance da NASA

(dr) NASA / JPL-Caltech

Fragmento do meteorito marciano Sayh al Uhamiyr 008 (SaU 008)

O meteorito fez cerca de 100 milhões de quilómetros para chegar à Terra, há várias décadas, mas o Museu de História Natural, em Londres, está, agora, a enviá-lo de volta para Marte.

De acordo com o site Live Science, se tudo correr como previsto, quando o rover Perseverance da NASA for lançado, esta quinta-feira, dia 30 de julho, vai levar de volta a casa um meteorito do Planeta Vermelho.

O meteorito foi descoberto em Omã, no ano de 1999, e faz parte da coleção do Museu de História Natural de Londres, no Reino Unido. Conhecido como Sayh al Uhamiyr 008 (SaU 008), acredita-se que a rocha espacial tenha saído de Marte graças a um impacto há entre 600 mil e 700 mil anos.

Agora, a missão Mars 2020 da agência espacial norte-americana vai deixar este meteorito em Marte, onde será usado pelo instrumento do rover SHERLOC (Scanning Habitable Environments with Raman and Luminescence for Organics and Chemicals) como material de teste para uma calibração, disseram representantes do museu em comunicado.

Segundo a NASA, o SHERLOC combina uma câmara, um espectrómetro de fluorescência e um laser de alta precisão para identificar moléculas orgânicas, minerais e possíveis sinais de vida em amostras de rochas na superfície marciana.

A mesma nota do museu britânico explica que calibrar o SHERLOC com este meteorito, quando o rover já estiver em Marte, irá permitir confirmar que o instrumento está a funcionar antes de analisar outras amostras de rochas marcianas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais uma morte e 220 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais uma morte e 220 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 220 …

Há milhares de trabalhadores sem avaliação na Função Pública

Há milhares de trabalhadores sem avaliação na Função Pública. O Governo está em negociações com os sindicatos para rever o sistema. O Governo e sindicatos da Administração Pública começaram a negociar a revisão do Sistema Integrado …

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …