Meteorito que caiu na Rússia contém um dos cristais mais raros da Terra

Talapin et al; US Department of Energy

Estrutura atómica do quase-cristal (E); Quase-cristal sintético (D)

Estrutura atómica do quase-cristal; Quase-cristal sintético

Um grupo de geólogos da Universidade de Florença, em Itália, descobriu um cristal raríssimo num meteorito que caiu na Rússia, em 2011.

Os cientistas examinaram um grão do meteorito encontrado na região leste do país, e encontraram um pedaço de quase-cristal com apenas poucos micro-metros de largura.

Esta é a terceira vez que este material é encontrado na natureza. Com origem no espaço, estes cristais são incríveis pela sua raridade e pela peculiaridade da sua estrutura atómica.

Durante décadas, a existência dos quase-cristais foi classificada como “impossível” e o primeiro cientista a descobrir um deles chegou a ser ridicularizado por propor a sua existência.

“O que nos encoraja é que já encontramos três tipos diferentes de quase-cristais no mesmo meteorito, e o mais recente tem uma composição química que nunca foi observada em um quase-cristal”, afirmou um dos investigadores, Paul Steinhardt.

“Isto sugere que há mais a ser encontrado, talvez mais quase-cristais que não sabíamos que existiam”, sublinhou.

De acordo com o estudo publicado na Nature, o material observado é composto por átomos de alumínio, cobre e ferro.

Descoberto em 1982 pelo químico israelita Daniel Shechtman, o quase-cristal é um sólido semelhante ao cristal clássico, mas com uma estrutura com repetições incomuns.

Os cristais clássicos como os flocos de neve, diamantes e o sal de cozinha são formados por átomos que se complementam de forma perfeitamente simétrica.

Antes da confirmação da existência dos quase-cristais, os cientistas acreditavam que havia poucas opções para as repetições de uma estrutura simétrica: duas vezes, três vezes, quatro vezes ou seis vezes. Mas os quase-cristais quebram esta regra, apresentando repetições simétricas cinco vezes.

(dr) Paul Steinhardt

Imagem real do quase-cristal com sua estrutura pentagonal

Imagem real do quase-cristal com sua estrutura pentagonal

O cientista do Departamento de Energia dos EUA, Pat Theil, explica que os cristais são como azulejos – para conseguirmos cobrir uma área sem deixar espaços vazios, devem ter formato de retângulo, triângulo, quadrados ou hexágonos – ou seja, um pentágono não funcionaria.

Os quase-cristais são como azulejos com formato de pentágono, mas os formatos dos átomos podem mover-se para preencher os espaços vazios.

Apesar de serem muito raros, os quase-cristais podem ser facilmente criados em laboratório – e são usados em vários objetos comuns como frigideiras e lâmpadas LED.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …

Portugal considera "inamistosa e injustificada" a decisão da Venezuela sobre a TAP

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva já reagiu às acusações de Caracas sobre o alegado transporte de explosivos feito pela transportadora portuguesa. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera “inamistosa” e “injustificada” …

Presidente do Afeganistão reeleito para segundo mandato

O Presidente do Afeganistão foi reeleito para um segundo mandato com 50,64% dos votos, anunciou a comissão eleitoral independente afegã, esta terça-feira, ao divulgar os resultados definitivos das eleições realizadas em setembro passado. "A comissão eleitoral …

Mário Ferreira torna-se o segundo maior acionista da Cofina

O empresário português vai investir 20 milhões de euros no aumento de capital da Cofina, o suficiente para tornar-se o segundo maior acionista da empresa. De acordo com o semanário Expresso, o empresário Mário Ferreira deverá …

Índia dá às mulheres direitos iguais aos dos homens em cargos militares

O Supremo Tribunal indiano decidiu que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens para assumir funções de liderança no exército da Índia e criticou os argumentos do Governo que considera perpetuarem "estereótipos de …

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …