Meteorito que caiu na Rússia contém um dos cristais mais raros da Terra

Talapin et al; US Department of Energy

Estrutura atómica do quase-cristal (E); Quase-cristal sintético (D)

Estrutura atómica do quase-cristal; Quase-cristal sintético

Um grupo de geólogos da Universidade de Florença, em Itália, descobriu um cristal raríssimo num meteorito que caiu na Rússia, em 2011.

Os cientistas examinaram um grão do meteorito encontrado na região leste do país, e encontraram um pedaço de quase-cristal com apenas poucos micro-metros de largura.

Esta é a terceira vez que este material é encontrado na natureza. Com origem no espaço, estes cristais são incríveis pela sua raridade e pela peculiaridade da sua estrutura atómica.

Durante décadas, a existência dos quase-cristais foi classificada como “impossível” e o primeiro cientista a descobrir um deles chegou a ser ridicularizado por propor a sua existência.

“O que nos encoraja é que já encontramos três tipos diferentes de quase-cristais no mesmo meteorito, e o mais recente tem uma composição química que nunca foi observada em um quase-cristal”, afirmou um dos investigadores, Paul Steinhardt.

“Isto sugere que há mais a ser encontrado, talvez mais quase-cristais que não sabíamos que existiam”, sublinhou.

De acordo com o estudo publicado na Nature, o material observado é composto por átomos de alumínio, cobre e ferro.

Descoberto em 1982 pelo químico israelita Daniel Shechtman, o quase-cristal é um sólido semelhante ao cristal clássico, mas com uma estrutura com repetições incomuns.

Os cristais clássicos como os flocos de neve, diamantes e o sal de cozinha são formados por átomos que se complementam de forma perfeitamente simétrica.

Antes da confirmação da existência dos quase-cristais, os cientistas acreditavam que havia poucas opções para as repetições de uma estrutura simétrica: duas vezes, três vezes, quatro vezes ou seis vezes. Mas os quase-cristais quebram esta regra, apresentando repetições simétricas cinco vezes.

(dr) Paul Steinhardt

Imagem real do quase-cristal com sua estrutura pentagonal

Imagem real do quase-cristal com sua estrutura pentagonal

O cientista do Departamento de Energia dos EUA, Pat Theil, explica que os cristais são como azulejos – para conseguirmos cobrir uma área sem deixar espaços vazios, devem ter formato de retângulo, triângulo, quadrados ou hexágonos – ou seja, um pentágono não funcionaria.

Os quase-cristais são como azulejos com formato de pentágono, mas os formatos dos átomos podem mover-se para preencher os espaços vazios.

Apesar de serem muito raros, os quase-cristais podem ser facilmente criados em laboratório – e são usados em vários objetos comuns como frigideiras e lâmpadas LED.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …