Metais bizarros podem desvendar mistérios da formação do campo magnético da Terra

NASA Goddard / Flickr

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

Um tipo de metais bizarros – conhecidos como semi-metais de Weyl – podem ser a chave para desvendar o misterioso campo magnético da Terra. 

De acordo com um novo estudo, publicado no passado 25 de outubro na revista científica Physical Review Letters, uma equipa de cientista assegura que estes metais podem ajudar a compreender a origem e o funcionamento do campo magnético do nosso planeta.

Os eletrões destes materiais, descobertos em 2015 e cujo comportamento é pautado pelas leis da Topologia – ramo da Matemática – estão sujeitos ao mesmo conjunto de equações que descrevem o comportamento de líquidos conhecidos por formarem dínamos, como o ferro fundido do núcleo externo do nosso planeta.

Tendo isto em mente, os especialistas calcularam que, sob determinadas condições, um dínamo poderia ser criado a partir dos semi-metais de Weyl. Atualmente, são necessárias grandes quantidades de metais líquidos para dar origem a um dínamo.

De acordo com os especialistas, e com este efeito do dínamo, uma espiral de um condutor elétrico metálico geraria um campo magnético. Os dínamos são comuns em todo o Universo, criando vários campos magnéticos desde de os da Terra e do Sol até aos de outras estrelas e galáxias.

Para já, os resultados são teóricos mas, a comprovar-se esta teoria, os cientistas poderão utilizar os semi-metais de Weyl para reproduzir as condições que existem no interior da Terra, bem como para entender melhor a origem e a formação do seu campo magnético.

ZAP // RT / ScienceNews

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia ameaça agricultura portuguesa. Cereais e setor do vinho em risco

Não é surpresa que alguns setores vão ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. A agricultura é um deles. Um grupo de trabalho criado pelo Governo - o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de …

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …