Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

Massimo Percossi / EPA

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa.

Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita à Câmara Municipal de Lisboa, por uma milionária de Taiwan que possui uma promotora imobiliária, a Reformosa, sediada na capital. O donativo foi partilhado com as autarquias da Área Metropolitana de Lisboa (AML), e coube ao Ministério da Saúde a distribuição dos ventiladores pelos hospitais da Grande Lisboa.

Esta foi a explicação dada ao diário pela Câmara de Lisboa e confirmada pelo Ministério da Saúde, que adiantou que três dos ventiladores foram comprados pela Câmara de Cascais, não sabendo o Governo qual o destino dos equipamentos.

No avião fretado pelo Estado português vieram ainda 50 ventiladores oferecidos pela EDP e pela sua principal acionista, a China Three Gorges. De acordo com o jornal, dos 144 ventiladores, apenas 13 foram comprados pelo Estado através da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

A distribuição de 141 ventiladores foi decidida pelo Grupo de Trabalho de Coordenação da Resposta Nacional de Medicina Intensiva à Pandemia COVID-19, e levou em conta as necessidades expressas pelos diversos hospitais e a respetiva capacidade de aumento de número de camas.

Segundo o ministério, só houve uma “única restrição” à distribuição que se prendeu “com a vontade do doador” que ofereceu 78 ventiladores “a hospitais da Área Metropolitana de Lisboa”.

O Ministério da Saúde não especificou as unidades que vão receber estes equipamentos, mas a Câmara de Lisboa informou que os centros hospitalares da capital (Norte, Centro e Ocidental) vão receber 29 máquinas no conjunto; o Garcia de Orta, em Almada, o Beatriz Ângelo, em Loures, e o Hospital Dr. José Almeida, em Cascais, 15 cada um; e para o Amadora/Sintra vão quatro aparelhos.

Segundo a câmara, o processo de encomenda e transporte foi coordenado “diretamente com a benemérita e com a embaixada portuguesa em Pequim”.

A Câmara de Lisboa garante estar “consciente das necessidades do país” e por isso diz ter decidido “atribuir 12 ventiladores ao SNS para atribuição a qualquer hospital ou hospitais do território nacional (que não na AML), ventiladores esses que se espera cheguem muito em breve”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …