/

Metade pássaro, metade avião. O Macrobat é a aposta da África do Sul na corrida aos táxis aéreos

A África do Sul acaba de entrar na competição para criar o táxi voador mais fora do comum. A aposta chama-se Macrobat e é um veículo elétrico inspirado em pássaros.

África encontra-se numa situação muito peculiar devido às poucas infraestruturas de transporte terrestre.

Neste sentido, as aeronaves que podem descolar e aterrar na vertical, dispensando a necessidade de pistas, poderiam ter um impacto muito maior do que a simples redução dos tempos de viagem.

Assim nasceu a necessidade de a empresa sul-africana Phractyl revelar um conceito totalmente inovador de eVTOL – veículos aéreos elétricos capazes de descolar e aterrar na vertical.

A solução chama-se Macrobat e é um NVTOL, um avião “quase vertical de descolagem e aterragem” inspirado nos pássaros.

Segundo o New Atlas, esta solução adapta-se às superfícies irregulares, permitindo uma inclinação para a descolagem num ângulo de cerca de 45°, mais 20° permitidos pela inclinação das asas.

Já as “patas” ajudam a amortecer a aterragem e dão uma capacidade todo-o-terreno que as rodas não podem oferecer.

A aeronave está desenhada para um só passageiro, transporta uma carga útil máxima de 150 quilogramas (kg) e tem um alcance de 150 quilómetros (km).

A Phractyl garante ainda que este “pássaro voador”, ainda apenas em suporte digital, atinge velocidades de 180 km/h e que poderia ser pilotado remotamente.

A empresa sul-africana acredita que o seu táxi voador elétrico pode ser usado em missões médicas, entrega de mercadorias e outros trabalhos exigentes, como inspeções de infraestruturas inacessíveis ou pulverização de plantações.

A equipa tem estado a testar os seus protótipos de propulsão e a desenvolver campanhas para a angariação de financiamento. Para já, a Phractyl não especifica prazos para a revelação do protótipo funcional.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.