Metade dos portugueses nunca fez o teste do VIH

Marcelo Camargo / ABr

De acordo com uma sondagem do semanário Expresso, um em dois inquiridos nunca fez o teste do VIH e dois em três não controlam se estão ou não infetados.

O semanário Expresso realizou uma sondagem a propósito da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites, que está a decorrer por todo o país, e do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, que será assinalado a 1 de dezembro.

De acordo com a sondagem, realizada pelo semanário a mil pessoas residentes nas cinco regiões do continente, revela que um em dois inquiridos nunca fez o teste de VIH e que dois em três não controlam se estão ou não afetados.

Para Ricardo Fernandes, diretor executivo da associação GAT (Grupo de Ativistas em Tratamentos), estes números revelam uma situação muito preocupante em Portugal. “Todas as pessoas que têm comportamentos de risco, como sexo sem preservativo ou partilha de seringas, devem fazer o teste”, sublinha o responsável.

Os resultados adiantam que 46% dos inquiridos nunca fizeram um teste para saberem se portam ou não o vírus. Segundo o semanário, somam-se a estes 46%, 15% que revelaram fazerem o teste muito raramente e os 3% que não sabem ou não respondem a esta pergunta.

Em suma, a conclusão é que três em cada cinco inquiridos não controlam se têm ou não o vírus que está na origem da síndroma da imunodeficiência adquirida (sida).

Além disso, 32% dos inquiridos – ou seja, nem um terço -, respondeu fazer o teste do VIH quando faz análises. Apenas 5% afirmaram que fazem o teste regularmente, sobretudo se tiverem novos parceiros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.