Metade das praias pode desaparecer devido ao aquecimento global

O aquecimento global e a consequente subida do nível do mar podem levar ao desaparecimento de metade das praias do mundo até ao final deste século.

O cenário é assustador. Investigadores sugerem que, até ao final do século, metade das praias venham a desaparecer devido às alterações climáticas e à subida do nível dos oceanos. Um estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Nature Climate Change.

Os cientistas utilizaram imagens de satélite para observarem a forma como as praias foram mudando nos últimos 30 anos e, com base nisso, simularam como é que o aquecimento global poderia afetá-las no futuro.

“O que descobrimos é que, até ao final do século, cerca de metade das praias do mundo vão sofrer uma erosão superior a 100 metros”, disse o autor do estudo, Michalis Vousdoukas, citado pela revista TIME. “É provável que elas desapareçam”.

Mudar comportamentos nunca é tarde demais, mas neste caso, pode ser insuficiente para salvar os areais. Mesmo que as emissões de gases com efeitos de estufa sejam reduzidas significativamente, mais de um terço dos litorais arenosos estão ameaçados, realçam os cientistas.

“Além do turismo, as praias de areia oferecem com frequência o primeiro mecanismo de proteção contra as tempestades e as inundações, pelo que sem elas os impactos dos acontecimentos climáticos extremos vão ser provavelmente mais fortes”, esclareceu Vousdoukas.

As áreas costeiras estão sob ameaça devido à atividade humana, como a construção de praias e barragens, que reduzem a quantidade de lodo que flui para os oceanos e que é crucial para a recuperação das praias.

A Austrália seria o país mais afetado neste cenário visionado pelos investigadores, seguindo-se Estados Unidos, Canadá, México, China, Irão, Argentina e Chile.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …