Mesquita mais antiga da Europa pode estar enterrada ao lado do rio Tejo

doid / Wikimedia

Recópolis, junto ao rio Tejo, em Espanha.

Aquela que será a mesquita mais antiga da Europa poderá estar enterrada debaixo de uma cidade visigótica em Espanha. Arqueólogos encontraram vestígios junto à antiga cidade de Recópolis, junto ao rio Tejo.

Durante décadas que arqueólogos exploram a antiga cidade visigótica de Recópolis, situada perto de Madrid, junto ao rio Tejo. O progresso é demorado, com apenas 8% do interior da cidade a ter sido explorado até ao momento. Agora, especialistas encontraram vestígios daquela que será a mesquita mais antiga da Europa.

Sem ainda terem feito qualquer tipo de escavação para o provar, os investigadores usaram um aparelho geomagnético e repararam que paredes e outras estruturas estão enterradas debaixo da cidade de Recópolis. Isto indica que a cidade será maior do que aquilo que é visível a olho nu e do que os cientistas pensavam ser.

Esta técnica permite ver estruturas subterrâneas através do mapeamento das anomalias magnéticas sob a superfície da Terra. Os resultados da investigação dos arqueólogos foram publicados este mês na revista Antiquity.

“Em todos os espaços que pudemos investigar, encontramos prédios, ruas e passagens”, disse o coautor do estudo Michael McCormick à Live Science. Os especialistas acreditam que se trata de uma mesquita, uma vez que a sua orientação é diferente de todos os outros edifícios (está virado para Meca). Além disso, a planta também se assemelha bastante à das mesquitas do Médio Oriente.

A cidade de Recópolis data ao ano de 578 quando, Leovigildo, rei dos Visigodos do Reino de Toledo, ordenou a construção de uma nova cidade junto ao rio Tejo, não muito longe da capital real de Toledo.

Wikimedia

A Península Ibérica no ano 586.

“Graças a esta nova análise geomagnética, aprendemos que o espaço rodeado pelas muralhas da cidade estava totalmente desenvolvido e que a sua população era grande o suficiente para ir além das muralhas da cidade”, disse Noel Lenski, professor da Universidade de Yale. “Tão importante quanto isso, isto estava a acontecer num período que se pensava ser caracterizado por declínio urbano e colapso demográfico“, explicou.

“É realmente notável ver a monarquia visigótica a unir-se neste momento e a reunir os recursos para poder fundar uma nova cidade”, completou McCormick. Os vestígios encontrados dão também a entender que, antes deste local ser abandonado por volta do ano 800, povos muçulmanos ocuparam esta cidade subterrânea.

McCormick realça que só com escavações vai ser possível provar que de facto esta se trata de uma mesquita. A confirmar-se, esta será talvez a mais antiga da Europa.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A invasão muçulmana da Península Ibérica começou em 711. A cidade começou a ser construída em 578. A mesquita só pode ter sido construída após a conquista da cidade aos visigodos. Sendo assim, é difícil que a mesquita se encontre “enterrada debaixo de uma cidade visigótica em Espanha”. A cidade que se encontre por cima da mesquita será ou islâmica, ou mozárabe, ou cristã pós-reconquista.

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …