Mesquita mais antiga da Europa pode estar enterrada ao lado do rio Tejo

doid / Wikimedia

Recópolis, junto ao rio Tejo, em Espanha.

Aquela que será a mesquita mais antiga da Europa poderá estar enterrada debaixo de uma cidade visigótica em Espanha. Arqueólogos encontraram vestígios junto à antiga cidade de Recópolis, junto ao rio Tejo.

Durante décadas que arqueólogos exploram a antiga cidade visigótica de Recópolis, situada perto de Madrid, junto ao rio Tejo. O progresso é demorado, com apenas 8% do interior da cidade a ter sido explorado até ao momento. Agora, especialistas encontraram vestígios daquela que será a mesquita mais antiga da Europa.

Sem ainda terem feito qualquer tipo de escavação para o provar, os investigadores usaram um aparelho geomagnético e repararam que paredes e outras estruturas estão enterradas debaixo da cidade de Recópolis. Isto indica que a cidade será maior do que aquilo que é visível a olho nu e do que os cientistas pensavam ser.

Esta técnica permite ver estruturas subterrâneas através do mapeamento das anomalias magnéticas sob a superfície da Terra. Os resultados da investigação dos arqueólogos foram publicados este mês na revista Antiquity.

“Em todos os espaços que pudemos investigar, encontramos prédios, ruas e passagens”, disse o coautor do estudo Michael McCormick à Live Science. Os especialistas acreditam que se trata de uma mesquita, uma vez que a sua orientação é diferente de todos os outros edifícios (está virado para Meca). Além disso, a planta também se assemelha bastante à das mesquitas do Médio Oriente.

A cidade de Recópolis data ao ano de 578 quando, Leovigildo, rei dos Visigodos do Reino de Toledo, ordenou a construção de uma nova cidade junto ao rio Tejo, não muito longe da capital real de Toledo.

Wikimedia

A Península Ibérica no ano 586.

“Graças a esta nova análise geomagnética, aprendemos que o espaço rodeado pelas muralhas da cidade estava totalmente desenvolvido e que a sua população era grande o suficiente para ir além das muralhas da cidade”, disse Noel Lenski, professor da Universidade de Yale. “Tão importante quanto isso, isto estava a acontecer num período que se pensava ser caracterizado por declínio urbano e colapso demográfico“, explicou.

“É realmente notável ver a monarquia visigótica a unir-se neste momento e a reunir os recursos para poder fundar uma nova cidade”, completou McCormick. Os vestígios encontrados dão também a entender que, antes deste local ser abandonado por volta do ano 800, povos muçulmanos ocuparam esta cidade subterrânea.

McCormick realça que só com escavações vai ser possível provar que de facto esta se trata de uma mesquita. A confirmar-se, esta será talvez a mais antiga da Europa.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A invasão muçulmana da Península Ibérica começou em 711. A cidade começou a ser construída em 578. A mesquita só pode ter sido construída após a conquista da cidade aos visigodos. Sendo assim, é difícil que a mesquita se encontre “enterrada debaixo de uma cidade visigótica em Espanha”. A cidade que se encontre por cima da mesquita será ou islâmica, ou mozárabe, ou cristã pós-reconquista.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …