Merkel garante que a Rússia não vai prevalecer na Ucrânia

Sebastian Zwez / Wikimedia

Angela Merkel e Vladimir Putin

Angela Merkel e Vladimir Putin

A chanceler alemã Angela Merkel, apelou ao Ocidente para não perder esperança naquela que pode ser uma longa luta com a Rússia em relação à Ucrânia, e em que garante que o Kremlin “não vai prevalecer”.

A anexação da Crimeia à Rússia em Março “pôs em causa toda a ordem pacífica europeia, e continuou com a Rússia a exportar a sua influência para desestabilizar o leste da Ucrânia”, disse Merkel, após a cimeira do G20, em Brisbane, na Austrália.

Os líderes ocidentais, incluindo o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o Presidente norte-americano, Barack Obama, sublinharam a sua intenção de controlar Moscovo, depois de Vladimir Putin ser alvo de duras críticas durante a cimeira.

Mais de 4.100 pessoas já perderam a vida durante os sete meses de luta no leste na Ucrânia, de acordo com as Nações Unidas.

O Ocidente acusa a Rússia de alimentar a crise ao apoiar os rebeldes separatistas, uma acusação que Moscovo nega.

“Quem imaginaria que 25 anos depois da queda do Muro de Berlim, depois do fim da Guerra Fria, depois do fim da divisão da Europa e do fim da divisão em dois do mundo, algo assim podia acontecer no coração da Europa?”, disse Merkel, em Sydney.

“O antigo pensamento, em termos de teorias de influência, onde a lei internacional é violada, não pode prevalecer. Estou convencida que não vai prevalecer”, afirmou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CGTP ameaça Costa: “Ou dá resposta às reivindicações ou conta com contestação” nas ruas

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, defendeu a alteração das leis laborais e o aumento do salários na próxima legislatura, avisando que caso estas reivindicações não sejam atendida, o Governo terá forte contestação nas ruas. Arménio …

Das eleições resultou um "Governo instável" e Marcelo foi "o grande ganhador sem ter participado"

Para Luís Marques Mendes, o PS teve mais votos, mas tem piores condições para governar. Além disso, na opinião do comentador político, foi Marcelo quem ganhou estas eleições, por não ter havido maioria absoluta. O Partido …

"Querem que pique a bolha?" Conselheiros do Banco de Portugal compararam Montepio ao caso BES

Numa "discussão acesa" no Banco de Portugal, conselheiros da entidade de supervisão compararam a situação do Banco Montepio ao caso BES, com referências a um "esquema de Ponzi", em pirâmide, e a ideia de que …

CGD e Novo Banco vão atrás da fortuna de Paulo Maló

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco vão tentar executar o património pessoal de Paulo Maló, médico e empresário que fundou a Malo Clinic, empresa especializada em medicina dentária, escreve o Jornal …

Comandante que desviou dinheiro da Proteção Civil recebe avença do Estado

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês. O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência …

New York Times divulga provas de que a Rússia bombardeou deliberadamente hospitais na Síria

O The New York Times publicou este domingo, segundo avança o próprio jornal norte-americano, provas de que a Rússia bombardeou repetidamente e deliberadamente hospitais na Síria, onde intervém em apoio do regime sírio do Presidente …

Simone Biles torna-se na ginasta mais medalhada de sempre em Mundiais

Esta foi a quarta medalha de ouro para Biles em Estugarda, depois de ter vencido a prova por equipas, o concurso geral individual e a prova de salto. A norte-americana Simone Biles tornou-se hoje a ginasta …

Há um Reino muito pouco Unido na corda bamba. Rainha inicia semana decisiva para o Brexit

Depois do discurso real desta segunda-feira, as conversações entre Londres e Bruxelas deverão continuar e avançar pela cimeira da UE de quinta e sexta-feira. No sábado, o Parlamento britânico reúne-se excecionalmente para votar o que …

Esther Duflo, Abhijit Banerjee e Michael Kremer vencem Nobel da Economia

O prémio Nobel da Economia de 2019 foi esta segunda-feira atribuído à francesa Esther Duflo, ao indiano Abhijit Banerjee e ao norte-americano Michael Kremer, anunciou a Real Academia das Ciências sueca. O Prémio de Ciências Económicas …

Tufão Hagibis faz pelo menos 42 mortos e 200 feridos no Japão

Pelo menos 42 pessoas morreram e 200 ficaram feridas no Japão, após passagem do tufão Hagibis, enquanto mais de 110.000 membros de equipas de socorro continuam as operações de busca e resgate, noticiou a emissora …