Merkel garante que a Rússia não vai prevalecer na Ucrânia

Sebastian Zwez / Wikimedia

Angela Merkel e Vladimir Putin

Angela Merkel e Vladimir Putin

A chanceler alemã Angela Merkel, apelou ao Ocidente para não perder esperança naquela que pode ser uma longa luta com a Rússia em relação à Ucrânia, e em que garante que o Kremlin “não vai prevalecer”.

A anexação da Crimeia à Rússia em Março “pôs em causa toda a ordem pacífica europeia, e continuou com a Rússia a exportar a sua influência para desestabilizar o leste da Ucrânia”, disse Merkel, após a cimeira do G20, em Brisbane, na Austrália.

Os líderes ocidentais, incluindo o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o Presidente norte-americano, Barack Obama, sublinharam a sua intenção de controlar Moscovo, depois de Vladimir Putin ser alvo de duras críticas durante a cimeira.

Mais de 4.100 pessoas já perderam a vida durante os sete meses de luta no leste na Ucrânia, de acordo com as Nações Unidas.

O Ocidente acusa a Rússia de alimentar a crise ao apoiar os rebeldes separatistas, uma acusação que Moscovo nega.

“Quem imaginaria que 25 anos depois da queda do Muro de Berlim, depois do fim da Guerra Fria, depois do fim da divisão da Europa e do fim da divisão em dois do mundo, algo assim podia acontecer no coração da Europa?”, disse Merkel, em Sydney.

“O antigo pensamento, em termos de teorias de influência, onde a lei internacional é violada, não pode prevalecer. Estou convencida que não vai prevalecer”, afirmou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge a cidade de Atenas

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido e abre-lhe a porta da saída

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Tribunal de Contas deteta falta de controlo na gestão de donativos de Pedrógão Grande

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …

Presidente da TAP fala em "fake news" sobre os enjoos nos aviões A330neo

Apesar de ter admitido os relatos de enjoos, o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, disse que ainda não foi comprovada a correlação com os cheiros estranhos detetados. O presidente executivo da TAP falou esta quinta-feira por …

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …

Depois do veto de Marcelo, PSD chumba lei do lóbi

O grupo parlamentar do PSD vai votar conta as propostas de alteração do CDS e PS à lei do lóbi, fazendo cair o diploma. A 7 de junho, data da aprovação da lei do lóbi no …