/

Merkel garante que a Rússia não vai prevalecer na Ucrânia

Sebastian Zwez / Wikimedia

Angela Merkel e Vladimir Putin

Angela Merkel e Vladimir Putin

A chanceler alemã Angela Merkel, apelou ao Ocidente para não perder esperança naquela que pode ser uma longa luta com a Rússia em relação à Ucrânia, e em que garante que o Kremlin “não vai prevalecer”.

A anexação da Crimeia à Rússia em Março “pôs em causa toda a ordem pacífica europeia, e continuou com a Rússia a exportar a sua influência para desestabilizar o leste da Ucrânia”, disse Merkel, após a cimeira do G20, em Brisbane, na Austrália.

Os líderes ocidentais, incluindo o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o Presidente norte-americano, Barack Obama, sublinharam a sua intenção de controlar Moscovo, depois de Vladimir Putin ser alvo de duras críticas durante a cimeira.

Mais de 4.100 pessoas já perderam a vida durante os sete meses de luta no leste na Ucrânia, de acordo com as Nações Unidas.

O Ocidente acusa a Rússia de alimentar a crise ao apoiar os rebeldes separatistas, uma acusação que Moscovo nega.

“Quem imaginaria que 25 anos depois da queda do Muro de Berlim, depois do fim da Guerra Fria, depois do fim da divisão da Europa e do fim da divisão em dois do mundo, algo assim podia acontecer no coração da Europa?”, disse Merkel, em Sydney.

“O antigo pensamento, em termos de teorias de influência, onde a lei internacional é violada, não pode prevalecer. Estou convencida que não vai prevalecer”, afirmou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.