Angela Merkel diz ter sido alvo de ciberataques russos

ecurityconference.de / Wikipedia

Vladimir Putin e Angela Merkel

A chanceler alemã afirmou ter provas de várias tentativas de ciberataques russos contra si e contra instituições alemãs.

De acordo com o Diário de Notícias, Angela Merkel afirmou ter “provas muito concretas” de várias tentativas “escandalosas” de ciberataques russos contra si e contra instituições alemãs.

“Posso dizer, honestamente, que isso me magoa. Todos os dias tento melhorar as relações com a Rússia e, ainda assim, há provas muito concretas de que as forças russas fazem isso”, disse a chanceler alemã aos deputados no Parlamento alemão.

O jornal refere que a governante se estava a referir ao ataque cibernético que, em 2015, foi dirigido contra o Bundestag, depois atribuído ao Departamento Central de Inteligência russo (GRU). Nessa altura, segundo a imprensa alemã, os piratas informáticos também acederam aos dados pessoais de um sistema de mensagens de Merkel.

A chanceler falou de um ato “ultrajante”, que inclui a “distorção dos fatos”, e, por isso, considera que “não é fácil” continuar a tentar construir um melhor relacionamento com o Kremlin.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.